Cotidiano

Desassoreamento do lago: expectativa é que obras comecem nesta segunda-feira

O atraso ocorreu devido a liberação da área que irá receber os sedimentos, ou seja, a sujeira retirada de dentro do lago

Desassoreamento do lago: expectativa é que obras comecem nesta segunda-feira

Cascavel – O início das obras de desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel estava marcado para o último dia 16, mas por causa das chuvas intensas na semana, acabaram sendo adiadas para a próxima segunda-feira, dia 22 de agosto. Mesmo com o anúncio das obras para junho, apenas no fim da semana passado é que a Sanepar recebeu a licença do IAT (Instituto Água e Terra) para poder realizar o serviço.

O atraso ocorreu devido a liberação da área que irá receber os sedimentos, ou seja, a sujeira retirada de dentro do lago. A primeira área apresentada pela a empresa que fará a obra não foi aceita pelo IAT e para agilizar o processo, o Município apresentou como alternativa um outro terreno que fica no Bairro Cascavel Velho, na Rua Ângelo Sbardela, entre as ruas Milão e Nápoles, atrás da Escola Municipal Atílio Destro, que foi aceito pelo o órgão.

Segundo a Sanepar, a partir da próxima semana, a empresa responsável pela execução dos trabalhos deverá iniciar a movimentação e instalação do canteiro de obras. A primeira etapa será a da adequação do local que vai receber os sedimentos que serão retirados do Lago Municipal.

Em paralelo, terão início as obras de implantação dos 3,5 mil metros da tubulação que fará o transporte desses sedimentos do lago até o destino final. Alguns estudos já haviam sido finalizados no lago e encaminhados para serem analisados em Curitiba, procedimentos que continuar a partir de agora. A obra tem previsão de ser realizada dentro de um ano, e por alguns momentos, a pista do lago terá que ser interditada em alguns trechos, para segurança da própria população.

A obra

Serão retirados cerca de 21,5 mil metros cúbicos de material composto por lodo, areia, solos variados e cascalhos. Para conseguir tirar toda essa “sujeira” que fica principalmente nas entradas de água, um grande esquema será montado com a condução de uma tubulação do lago até o terreno que receberá o material para ser feita a recuperação da área degradada.

O serviço será executado pela a Construtora Hamirisi, da cidade de Piraquara, que venceu a licitação pelo valor de R$ 3,870 milhões para realizar a obra que tem prazo total de 12 meses para ser concluída, no lago que tem um total aproximado de 2 milhões de metros cúbicos de água. A proposta é que depois de pronta, o Lago fique limpo, assim como era no começo em que foi criado, no ano de 1980.

O último desassoreamento foi realizado entre 2008 e 2010, quando segundo a Sanepar, foram retirados 108.000 m³ de lodo. Além da limpeza a obra contempla ainda a construção de barreiras, caixas de contenção, como se fossem paredes de pedra, para evitar que ocorra novamente o assoreamento. O Lago é o principal abastecedor da cidade, que além do Rio Cascavel, é abastecida ainda pelos rios Peroba, Saltinho e São José.

Foto: Celso Dias