Esportes

Brasil vence China e garante vaga na semifinal masculina do goalball

Prata em Londres-2012, a seleção brasileira masculina de goalball masculino está perto de garantir uma medalha nesta Paralimpíada. Nesta quarta-feira, na Arena do Futuro, no Parque Olímpico da Barra, a equipe venceu a China por 10 a 3, pelas quartas de final da competição, e se classificou para as semifinais, que acontece nesta quinta, às 13h30m, contra o vencedor de Estados Unidos e Alemanha.

? Não temos preferência por adversário. Nos preparamos para enfrentar todos os times. Até porque as equipes, se estão aqui, é por serem qualificadas. Não foi porque ganhamos da Alemanha (10 a 4) na fase de grupos, por exemplo, que vamos preferir enfrentá-los de novo ? comentou Leomon, autor de oito gols contra a China.

? Estamos próximos da medalha, mas queremos o ouro. É o nosso grande objetivo – afirmou o jogador Josemarcio, o “Parazinho”, como é chamado pelos companheiros, por ter nascido em Santa Maria do Pará-PA.

O Brasil abriu 2 a 0 em duas penalidades cobradas por Leomon. A China descontou com Shuai Shao. Leomon, novamente de pênalti, fez 3 a 1. E, na sequência, marcou o quarto da seleção. Josemarcio ampliou para 5 a 1, placar do primeiro tempo.

Shuai Shao descontou logo no início da etapa complementar. Mas Leomon não deixou os chineses reagirem: 6 a 2. O artilheiro brasileiro estava impossível e anotou mais um, 7 a 2. Mingyuan Yang diminuiu de novo para o time asiático. Mas aí, ele, Leomon, deu a resposta: 8 a 3. Josermacio deixou outro, 9 a 3. Para finalizar, claro, gol de Leomon: 10 a 3.

? Na verdade, gosto mais de defender que atacar. A defesa é que ganha o jogo. É o fundamento mais importante do goalball. Mas, se fiz tantos gols. Devo isso aos meus companheiros, pois eu sozinho não seria nada ? avaliou o artilheiro do Brasil na competição, com 23 gols.