Cotidiano

Avenida Piquiri: Acic solicitação de projeto em audiência na Itaipu

Os empresários foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Almirante Anatalício Risden

Avenida Piquiri: Acic solicitação de projeto em audiência na Itaipu

Foz do Iguaçu – O presidente da Acic, Genesio Pegoraro, integrou uma comitiva de empresários do Oeste que esteve em audiência na manhã de ontem (20) na Itaipu, em Foz do Iguaçu. A caravana foi formada por diretores do POD (Programa Oeste em Desenvolvimento), da Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná) e de Aces da região, entre elas a de Cascavel.

Os empresários foram recebidos pelo diretor-geral brasileiro de Itaipu, Almirante Anatalício Risden, pelo diretor de Coordenação general Luiz Felipe Kraemer Carbonell e pelo gerente do Departamento de Interação Regional Haroldo Virgilio. “Foi uma grande alegria poder estar em Foz do Iguaçu e ser recebidos pelo alto comando de uma empresa que é exemplo para o mundo na geração de energia limpa e renovável”, disse o presidente da Caciopar, Flavio Gotardo Furlan.

Há alguns meses, o Almirante Risden participou de um encontro com líderes na Acic, em Cascavel, e recebeu a solicitação de a hidrelétrica financiar os projetos do Anel Viário do município. No encontro, além de buscar informações sobre esse tema (que está em análise técnica), Genesio Pegoraro levou outra reivindicação considerada importante pela administração pública municipal e por entidades produtivas locais.

“Pedimos ao comando da Itaipu colaboração nos projetos e na execução das obras de revitalização da Avenida Piquiri, uma das principais conexões urbanas de Cascavel”, diz Genesio. A exemplo do que ocorre neste momento com os projetos do Anel Rodoviário, os diretores da binacional disseram que o assunto vai ser analisado pelos seus departamentos técnicos.

A Itaipu colabora com várias obras estratégicas na região, bem como em Cascavel. Entre elas estão, a duplicação do trecho de 17 quilômetros do Contorno Oeste, que liga as BRs 163, 277 e 467, e a duplicação da BR-277 no percurso compreendido entre o Posto da Polícia Rodoviária Federal e o trevo de São João, nas proximidades da Ferroeste e do Terminal de Contêineres da Cotriguaçu.

Assessoria

+++++

Cascavel integra movimento que ganha Prêmio Nacional de Inovação

Cascavel – O Município de Cascavel ganhou destaque nacional, desta vez por meio da Fundetec (Fundação de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Cascavel). Isso porque a Iguassu Valley, sistema regional de inovação que conta com a participação da Fundetec, ganhou o Prêmio Nacional de Inovação, na modalidade ecossistema consolidado. Servidores da Fundetec e das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, além do vice-prefeito, Renato Silva, receberam a réplica do troféu, durante o lançamento oficial do Plano de Inovação Agro, realizado ontem (20), no Sindicato Rural Patronal.

Em dezembro de 2021, a região Oeste do Paraná foi reconhecida oficialmente pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como polo nacional de inovação agropecuária. Em março deste ano, o Iguassu Valley, recebeu o prêmio de abrangência nacional. O município  de Cascavel e a Fundetec, por serem parte importante nas entidades, organizações e empresas  que compõem  o movimento Iguassu Valley, participam deste reconhecimento.

INOVAÇÃO AGRO

A força do agronegócio cascavelense também motivou criação do Plano de Inovação Agro, que começou a ser elaborado em setembro do ano passado a partir de um método apresentado pelo Sebrae. O Paraná é pioneiro e hoje mais de cem cidades brasileiras já começaram a aplicar essa metodologia. Os trabalhos envolvem as mais diferentes forças locais, como empresas, cooperativas, órgãos de pesquisa, entidades, universidades e poder público.

A ação é uma estratégia para desenvolver ecossistemas e gerar negócios inovadores para toda a cadeia do agronegócio. O planejamento elencou mais de 50 ações e três foram escolhidas e deverão ser executadas em até um ano: maior integração entre universidade e empresa, definição do modelo de gestão do futuro centro de inovação com a presença do agronegócio e fortalecimento da governança do agro.