NOVA YORK – O gigante americano de vendas pela internet Amazon estende seu império ao anunciar nesta terça-feira a compra do Souq.com, líder do comercio eletrônico no Oriente Médio e norte da África. A transação, cuja quantia até agora não foi divulgada, leva a Amazon a um mercado de rápido crescimento. Enquanto isso, a companhia americana continua investindo em sua atividade de base, sua rede de venda varejista.
A concorrência para adquirir o Souq.com parece ter sido feroz. A Amazon superou a Emaar Malls, a filial do gigante imobiliário de Dubai, que ofereceu US$ 800 milhões. A Amazon havia deixado as negociações pelo Souq.com, mas retornou depois com uma oferta de US$ 650 milhões, antes da que foi feita pela Emaar Malls.
O contrato será concretizado ainda este ano “sob reserva das condições de conclusão” da transação, segundo um comunicado publicado pelos dois grupos, sem dar maiores informações.
45 MILHÕES DE VISITAS
Fundada em 2005, Souq.com afirma ter mais de 45 milhões de acessos mensais no Oriente Médio e no norte da África, principalmente nos Emirados Árabes Unidos, Arabia Saudita e Egito, segundo o seu site, com mais de 8,4 milhões de produtos oferecidos a seus clientes.
A companhia foi criada como um site de leilões antes de se lançar ao comércio varejista pela internet.
O acordo com a Amazon é “uma etapa crucial na extensão da nossa presença no comércio eletrônico por conta de clientes em toda a região”, comemorou seu presidente e co-fundador, Ronaldo Muchawar:
“Nos movemos por vários princípios idênticos aos da Amazon e essa compra constitui uma etapa essencial no crescimento de nossa presença online para os clientes da região”, acrescentou, segundo o comunicado. “Ao nos transformarmos em membros da família Amazon, ampliaremos muito mais rapidamente nossas capacidades de entrega e de seleção de clientes”, continuou.
Um vice-presidente do gigante americano, Russ Grandinetti, declarou que a Amazon e o Souq.com “compartilham o mesmo DNA”:
“Ambos somos pilotados pelos clientes, pela criatividade e pelo pensamento de longo prazo”, ressaltou.
VENDA ONLINE
Em fevereiro de 2016, Souq.com anunciou que captou cerca de US$ 275 milhões de investidores internacionais para financiar sua expansão. Muchawar disse então que o comércio online no Oriente Médio registrava um “crescimento muito rápido” e devia chegar aos US$ 20 bilhões em 2016.
Entre os investidores do Souq.com estão o Standard Chartered Private Equity e o International Finance Corporation, membro do Grupo do Banco Mundial.
A Amazon, conhecida por suas grandes operações de venda online, estendeu suas atividade a outras áreas, como a de vídeo por streaming, onde tenta rivalizar com a Netflix.
No entanto, o comércio varejista continua sendo a base de suas atividades, com negócios de US$ 26 bilhões na América do Norte e US$ 14 bilhões no resto do mundo, segundo dados do último trimestre de 2016.