Política

Informe da Redação

Combate à corrupção, Pesquisa eleitoral

Combate à corrupção

Em sua passagem por Cascavel, Sérgio Moro, conhecido nacional e internacionalmente como o juiz da Lava Jato, disse que, atualmente, o combate à corrupção está enfraquecido. “Hoje ele está enfraquecido (combate à corrupção). Com a operação Lava Jato a gente quebrou a impunidade da grande corrupção. Infelizmente a gente tem visto reveses, mas a gente não pode entrar em uma fase de muro de lamentações; tem que levantar essas bandeiras. Então um motivo que estou colocando meu nome à disposição da população paranaense é para levantar essa bandeira novamente.”

 

Pesquisa eleitoral

Uma pesquisa do instituto Ipespe sobre a intenção de votos para o Senado Federal pelo Paraná mostra a liderança do atual senador Alvaro Dias (Podemos). O parlamentar aparece com 31% da preferência dos entrevistados. Em segundo lugar está o ex-juiz federal Sergio Moro (União Brasil), que tem 24% das intenções de voto.

 

Outros candidatos

Em terceiro lugar na corrida pelo Senado figura o ex-deputado federal Doutor Rosinha (PT), com 10%. Ele é seguido pelo deputado federal Paulo Martins (PL) com 7%, e a deputada federal Aline Sleutjes (Pros), com 5%. Nenhum deles: 14%, e não sabe/não respondeu: 9%.

 

Rejeição

Ainda, de acordo com a sondagem, entre os possíveis candidatos ao Senado, Sergio Moro sofre a maior rejeição junto ao eleitorado. Ele tem 31% de rejeição, contra 28% de Doutor Rosinha e 17% de Alvaro Dias. A pesquisa foi registrada no TSE sob os números BR-08526/2022 e PR01338/2022.

 

IPVA zero

O Plenário do Senado aprovou um projeto de resolução que permite reduzir a zero a alíquota do IPVA para motocicletas de até 170 cilindradas. De acordo com a proposta, a alíquota “zerada” não é impositiva, servindo apenas como uma sinalização para os estados e o Distrito Federal. Agora o texto vai à promulgação.

 

Embrapa Toledo

Toledo contará com uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa. A informação foi confirmada pelo prefeito Beto Lunitti, que esteve em Brasília durante essa semana para discutir o assunto. A partir de agora, acontecerão as tratativas das partes operacionais relacionadas à implantação da unidade que será no Biopark.

 

Pobreza menstrual

O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, sancionou a lei que garante a distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social. A entrega dos itens de higiene é feita desde abril pela Secretaria Municipal de Saúde. Mulheres com idade entre 12 a 42 anos podem ser atendidas.

 

Estado de Emergência

Por 36 votos a 1, os deputados aprovaram ontem (7), na comissão especial, o parecer à PEC que institui estado de emergência até o final do ano. O texto gera R$ 41,25 bilhões de despesas excepcionais até 31 de dezembro, divididos entre benefícios sociais e econômicos. O parecer, que hoje recebeu uma complementação de voto, será analisado agora no Plenário.

 

Combustíveis

Questionados sobre a política nacional de preços e abastecimento de combustíveis, os ministros da Economia, Paulo Guedes, e de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, deverão prestar esclarecimentos à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) em reunião agendada para terça-feira (12) às 9h.