Uma operação que requer muito cuidado e atenção. Assim é o trabalho de remoção de enxames de abelhas, vespas e maribondos. O serviço é realizado gratuitamente pela Defesa Civil de Cascavel.
Somente neste ano, já foram realizados cerca de 500 atendimentos no Município. No ano passado, foram 890 ocorrências atendidas pela Defesa Civil. O Município tem parceria com apicultores da região para realizar o trabalho, uma vez que eles acabam cedendo as caixas usadas na remoção. A Defesa Civil também mantém um apiário no Reassentamento São Francisco para levar os insetos. O local já tem cerca de 80 caixas.
As abelhas, vespas e marimbondos são importantes para o ecossistema, mas representam perigo na área urbana aos animais e as pessoas. As abelhas com ferrão se deslocam da área rural para a urbana e param para descansar nas residências. Cascavel é uma cidade arborizada e por isso atrai muitos enxames. Segundo a Defesa Civil, 27% dos enxames que param para descansar se retiram do local em menos de 72 horas.
Caso algum morador identifique um enxame deve acionar a Defesa Civil, por meio do telefone 199.
Assessoria