Cotidiano

Merkel rechaça negociar Brexit nos termos do Reino Unido

GERMANY-BRITIAN-EU-POLITICS-MERKELBERLIM ? Em uma declaração desafiadora após o início oficial do Brexit, a chanceler alemã, Angela Merkel, rejeitou nesta quarta-feira negociar o processo de divórcio com a União Europeia (UE) nos termos do Reino Unido, que preferia iniciar as conversas de forma paralela. Ela destacou ainda que a Alemanha vai se esforçar nas negociações para garantir que haja o menor impacto possível sobre as vidas dos cidadãos do bloco europeu que vivem no Reino Unido.

? As negociações devem primeiro esclarecer como vamos desfazer nossos laços atuais, e só quando esta questão for esclarecida poderemos, espero que em breve, começar a falar sobre o nosso relacionamento futuro ? reforçou Merkel.

Ressaltando que espera que Reino Unido e UE permaneçam parceiros próximos, Merkel disse aos membros de seu partido conservador que a perspectiva da saída britânica do bloco europeu deixou muitas pessoas na Europa preocupadas com seu próprio futuro.

? Este é o caso especialmente de muitos cidadãos alemães e europeus no Reino Unido. Por isso, o governo alemão vai trabalhar intensamente para garantir que o efeito sobre a vida de cada uma dessas pessoas seja o menor possível ? acrescentou.

De acordo com o jornal ?El País?, fontes da chancelaria alemã insistem, por exemplo, que não se pode esquecer que o Reino Unido deixou de fazer parte da família dos 27 Estados membros.

Neste caso, Londres não poderia escolher o que mais lhe seja conveniente entre as regras da UE ? mobilidade de bens ou capitais ? e descartar o que é considerado mais complicado ? a livre circulação de pessoas.

Merkel pediu ainda que as negociações sejam justas e equilibradas:

? Nós, no seio da União Europeia, conduziremos as negociações de forma justa e equilibrada, e espero que o governo britânico faça o mesmo, o que me foi garantido pela primeira-ministra britânica (Theresa May) por telefone.