A administração pública de Nova Santa Rosa, por meio do Departamento Municipal de Agricultura, garante uma alternativa de plantio aos produtores locais para os meses de baixa temperatura. Ela informa aos interessados em plantar aveia, uma forrageira de inverno, que as sementes já estão disponíveis.
O Departamento observa que os cadastros e a retirada da aveia serão feitos na hora. Os interessados devem procurar o setor com urgência. A prefeitura vai distribuir 16 toneladas de aveia para produtores que possuem propriedades com até cinco alqueires de área total.
A aveia pode ser utilizada em pastejo contínuo ou rotacionado. Essa técnica rural, em áreas divididas com cerca elétrica, permite a recuperação mais conveniente da aveia após breves períodos de permanência dos animais em cada piquete. O intervalo entre pastejos dependendo das condições do clima e qualidade do pasto, varia de 20 a 35 dias.
Os animais devem pastejar até uma altura de sete a dez centímetros do solo, para proteção do meristema apical e para que a área foliar remanescente permita um melhor e mais rápido rebrote.