Cotidiano

Meio Ambiente recepciona gestores de Marechal Cândido Rondon para esclarecimentos sobre desassoreamento do Lago Municipal

Município vizinho busca informações sobre o trabalho da Prefeitura de Cascavel para recuperada da parte assoreada no lago

Meio Ambiente recepciona gestores de Marechal Cândido Rondon para esclarecimentos sobre desassoreamento do Lago Municipal

Nesta sexta-feira (18), o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Nei Hamilton Haveroth e o Diretor de Conservação Ambiental e Bem Estar Animal, Ailton Martins Lima, recepcionaram os gestores do Município de Marechal Cândido Rondon. O objetivo foi a busca dos rondonenses pelas informações técnicas quanto ao processo de desassoreamento do Lago Municipal.

Marechal também passa por uma situação semelhante e agora reúnem alternativas para que o trabalho de assoreamento seja interrompido. O encontro reuniu o Secretário de Planejamento, Alisson Osyjein; Secretário de Esportes, Diogo Schneider; e Juliano Bortolon, chefe de Gabinete do Prefeito Marcio Rauber.

“O trabalho realizado pela Prefeitura de Cascavel e as informações técnicas repassadas pelo secretário Nei Hamilton Haveroth serão de grande valia para as estratégias a serem implementadas em Marechal”, destacou Juliano Bortolon.

“O governo do Prefeito Paranhos vem no esteio da preocupação constante com o nosso cartão postal: o Lago Municipal. Desde o início dos trabalhos na gestão junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente vem ao encontro de monitorar e executar ações técnicos de preservação dessa rica reserva biológica pública”, enfatizou Nei Hamilton Haveroth.

 

Desassoreamento do Lago Municipal

A Sanepar já contratou os serviços de desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel. Os trabalhos, compostos por seis fases, iniciaram-se em fevereiro e devem ser concluídos dentro de um ano. O custo da obra é de R$ 3.877.377,00 que serão pagos com recursos próprios da Sanepar.

A gerente de Recursos Hídricos da Sanepar, Ester Amélia de Assis Mendes, informou que o desassoreamento do Lago Municipal de Cascavel está previsto dentro do Plano de Segurança da Água, em desenvolvimento em Cascavel desde 2019 e que atende à metodologia do Ministério da Saúde. A ação está descrita na Carta de Cascavel, que prevê compromissos ambientais.

Secom