A campanha sobre o racismo institucional do Governo do Paraná é finalista do Prêmio Profissionais do Ano 2017 na categoria Institucional Nacional. Produzida pela agência Master para a semana nacional da Consciência Negra, em 2016, a campanha teve mais de 16 milhões de views, atingindo cerca de 55 milhões de pessoas.
A campanha Racismo Institucional também foi o comercial mais compartilhado no Brasil no Facebook em 2016, com 400 mil compartilhamentos. Ao todo, o comercial gerou R$ 12 milhões em mídia espontânea.
Para o assessor especial de Políticas Públicas de Juventude e membro do Conselho de Promoção à Igualdade Racial (Consepir), Edson Lau Filho, ser finalista na premiação é o mais importante reconhecimento do mercado publicitário no Brasil, mas traz uma mensagem ainda mais relevante. “Precisamos enfrentar o silencioso e violento racismo que lega à população negra, em todo Brasil, uma cidadania de segunda classe. O Governo do Estado, através de diversas ações, tem trabalhado em prol da promoção à Igualdade Racial”, disse Lau.
A coordenadora de Marketing da Secretaria de Estado da Comunicação Social, Fabíola Maziero, observa que a repercussão da campanha mostra a importância de discutir o racismo na sociedade. “Devemos refletir e trabalhar para mudar esse comportamento e a Comunicação Social tem este papel. Esperamos que, cada vez mais, as nossas campanhas gerem as conscientizações que buscamos”.