Esportes

Copa do Brasil: sorteio dos primeiros confrontos será no dia 17 de janeiro

Na Primeira Fase, 80 clubes se enfrentam em jogos únicos e eliminatórios, com o mando de campo de cada partida pertencendo à equipe pior posicionada no RNC (Ranking Nacional de Clubes)

Copa do Brasil: sorteio dos primeiros confrontos será no dia 17 de janeiro

Rio de Janeiro – Nesta semana a Diretoria de Competições da CBF anunciou a data do sorteio que definirá os confrontos da Primeira Fase da Copa Intelbras do Brasil 2022. A cerimônia, que contará com transmissão da CBF TV, será realizada no dia 17 de janeiro, às 15h (de Brasília), na sede da entidade, no Rio de Janeiro.

Na Primeira Fase, 80 clubes se enfrentam em jogos únicos e eliminatórios, com o mando de campo de cada partida pertencendo à equipe pior posicionada no RNC (Ranking Nacional de Clubes). Além da definição dos primeiros confrontos, o sorteio do dia 17 de janeiro também definirá os mandos de campo da Segunda Fase do torneio – também disputada em duelos únicos.

A partir da Terceira Fase, o modelo de disputa passa a ser com partidas de ida e volta. Na mesma fase, adentram ao torneio 12 clubes: equipes classificadas para a Conmebol Libertadores 2022, os campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e Campeonato Brasileiro da Série B, além de clubes complementares oriundos da Série A, caso seja necessário para completar 12 vagas.

 

 

+++

 

FIFA anuncia os finalistas do prêmio “The Best” de 2021

 

A FIFA anunciou ontem (7) quem são os três finalistas do prêmio “The Best” de 2021, entregue ao melhor jogador do mundo na temporada europeia: Leonel Messi, Robert Lewandowski e Mohamed Salah. A cerimônia de premiação será realizada no próximo dia 17, em Zurique, na Suíça.

Lewandowski é o atual detentor do primeiro lugar na premiação, quando desbancou na temporada 2019/2020 o argentino Leonel Messi, além do craque português Cristiano Ronaldo. Os 48 gols em 40 jogos na temporada 2020/21 credenciam o polonês a estar forte na briga pela honraria. O brasileiro Neymar, jogador do PSG e que foi finalista em 2017, ficou de fora do top 3 pelo quarto ano consecutivo.

Dentre as mulheres, as finalistas são Jennifer Hermoso e Alexia Putellas, ambas do Barcelona, além de Sam Kerr, do Chelsea.

 

++++

 

Philippe Coutinho fecha com o Aston Villa para toda temporada

 

O alvoroço causado nas redes sociais nos últimos dias depois de jornais europeus terem afirmado que Philippe Coutinho queria voltar ao Brasil acabou para os torcedores brasileiros. O meio-campista acertou transferência para o Aston Villa, da Inglaterra.

Coutinho vai para o clube inglês por empréstimo até o fim da temporada. Ele pertence ao Barcelona, mas recebe um salário muito alto e o time catalão está com dificuldades financeiras. A mudança significa um alívio no caixa do Barça e uma oportunidade de Philippe jogar mais e mostrar seu futebol, pensando na Copa do Mundo de 2022.

A contratação de Coutinho teria sido um pedido especial do técnico do Aston Villa, Steven Gerrard. Ex-jogador e ídolo do Liverpool, ele atuou com o brasileiro entre 2013 e 2015, quando Gerrard se transferiu para o LA Galaxy, dos Estados Unidos.

+++

 

Vôlei de praia: duplas brasileiras buscam medalhas na Argentina

 

San Juan – Começou ontem (7) e segue até domingo, dia 9, a segunda etapa da temporada 2021/2022 do Circuito Sul-Americano, em San Juan, Argentina, competição que conta com quatro duplas brasileiras na disputa.  No feminino, Val/Verena e Josi Alves/Carol Goerl. No masculino, Pedro Solberg, campeão do Circuito Mundial de 2008, joga ao lado de Arthur Lanci, campeão mundial sub-21 em 2016. A outra parceira reúne Arthur Mariano e Adrielson, campeão mundial sub-21 em 2017.

Para Carol Goerl, a competição marca a estreia em competições fora do Brasil. “Sempre quis representar meu país em torneios internacionais. Vamos dar nosso máximo nessa competição, lutando jogo a jogo e buscando o título. Nos preparamos bastante para isso”, afirmou Carol.

No Circuito Sul-Americano, as duplas somam pontos para o país. A primeira etapa da temporada 2021/2022 foi disputada no ano passado, em Santiago, no Chile. George/André Stein levaram o ouro e Thâmela/Elize Maia, o bronze.

As próximas etapas acontecem em Montevidéu, no Uruguai, entre os dias 14 e 16 de janeiro; no Chile, de 4 a 6 de fevereiro; em Neuquén, na Argentina, de 11 a 13 de fevereiro; em Mollendo, no Peru, de 4 a 5 de março; e em Cochabamba, na Bolívia, de 11 a 13 de março. O torneio final, que reúne os melhores países da temporada, está marcado para Uberlândia (MG), de 13 a 15 de maio.

 

 

 

+++

 

Copa Brasil de marcha atlética será realizada neste domingo

 

A partir da Copa Brasil de Marcha Atlética, que será disputada neste domingo (9), em Bragança Paulista (SP), todos os eventos nacionais da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) contarão com a presença de representantes da Comissão de Atletas.

Neste domingo, a ex-atleta e treinadora Cisiane Dutra, junto com Pedro Nascimento acompanharão a competição de marcha. O objetivo é fomentar a interlocução dos integrantes da comissão com os atletas.

A Comissão, eleita pelos atletas e com mandato até 2025, indicará seus representantes nos eventos. A CBAt assegurará a logística e o pagamento das despesas. Após os campeonatos, os representantes apresentarão relatórios para o Conselho de Administração da CBAt, com a finalidade de encaminhar formalmente os anseios, demandas, críticas e sugestões dos atletas para a entidade.

Cisiane Dutra elogiou a iniciativa da Presidência da CBAt. “Achei muito bacana a proposta de aproximar a comissão dos atletas. É uma forma de a gente dar, por meio dos relatórios, os anseios da comunidade”, disse.