Cotidiano

Oeste confirma três mortes por gripe A

Duas ocorreram em Foz do Iguaçu e uma em Toledo

Toledo – Boletim informativo da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde) trouxe um dado preocupante sobre a circulação do vírus Influenza na região. Conforme dados divulgados no informe semanal, o Oeste já contabiliza três mortes por gripe, todas elas ocasionadas pelo vírus A H3 sazonal. Do total de óbitos, dois foram confirmados em Foz do Iguaçu e um em Toledo. 

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Toledo, Cleonice Sarturi, a confirmação da morte de um homem de 46 anos faz um alerta à população quanto a manutenção das ações preventivas, especialmente com a chegada do inverno. “O paciente ficou internado quatro dias no hospital Bom Jesus, passou pela UTI, mas como seu quadro clínico evoluiu muito rápido, ele não resistiu e faleceu no dia 11 de junho”, relata. Até o momento este foi o único óbito registrado entre os 18 municípios da 20ª Regional de Saúde de Toledo. A coordenadora diz que a vítima já tinha contraído o vírus H1N1 em 2009. “A família contou ainda que há uns oito anos o paciente contraiu uma doença grave, mas que não chegou a ser diagnosticada. Não se sabe se havia alguma doença de base que tenha prejudicado ainda mais o seu quadro”, comenta. 

Segundo a Sesa, a 20ª Regional de Saúde tem seis casos confirmados de gripe, um em Marechal Cândido Rondon, três em Palotina e dois em Toledo. 

Na fronteira
Já na 9ª Regional de Saúde, que envolve nove municípios do Oeste, foram confirmados 11 casos de Influenza, sete deles somente em Foz do Iguaçu, além de São Miguel do Iguaçu (2), Santa Terezinha de Itaipu (1) e Medianeira (1).  
O informe estadual traz ainda os números da 10ª Regional de Saúde de Cascavel. Entre os 25 municípios, foram confirmados quatro casos de gripe, três em Cascavel e um em Céu Azul. Do Oeste, é a única regional que não possui nenhum óbito. Vale lembrar que um motorista de ônibus, de 50 anos, morreu no HU (Hospital Universitário) por conta de complicações do vírus A H3 sazonal. Porém, como era morador de São Miguel do Iguaçu e estava em Cascavel somente a trabalho, o caso foi considerado importado. 

Vacinação
Em Toledo, a campanha de vacinação contra a gripe continua. No município, são ofertadas vacinas remanescentes aos grupos prioritários, que podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde até que durarem os estoques. Conforme Cleonice, a faixa etária para imunização foi ampliada, atendendo também crianças de seis meses a oito anos e adultos a partir de 55 anos. 

Paraná

No Paraná, 19 óbitos foram confirmados de janeiro a junho de 2017. Destes, 17 foram em decorrência do vírus A H3 sazonal e dois de Influenza B. A Sesa contabiliza ainda 1.896 casos de SRAG (Síndromes Respiratórias Agudas Graves), que envolve também outros tipos de vírus.