A partir desta sexta-feira (24), idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos poderão receber a dose de reforço contra a Covid-19, sem a necessidade de agendamento, em cinco unidades básicas de saúde. São elas: Morumbi 2, AKLP, Vila Yolanda, Três Bandeiras e Padre Monti.
As doses serão aplicadas em idosos que já completaram o esquema vacinal há pelo menos seis meses e nos imunossuprimidos que tomaram a segunda dose ou dose única há pelo menos 28 dias. Para receber a terceira dose, é necessário portar os documentos pessoais e o comprovante de vacinação.
A proposta da Secretaria Municipal da Saúde é acelerar a vacinação neste grupo. “Abrimos o agendamento para idosos com mais de 80 anos e imunossuprimidos na terça-feira, e a procura ficou abaixo do esperado. Apenas 400 doses de reforço foram aplicadas nesta quarta-feira (22), por isso optamos por ampliar a faixa etária, para 70 anos e liberar a demanda espontânea nestas cinco unidades”, explicou a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.
O início da aplicação da dose de reforço deve-se à chegada de novos imunizantes, enviados pelo Governo do Estado na última segunda-feira (21). Para este público foram enviadas 2.556 doses.
São considerados imunossuprimidos os transplantados, pacientes em hemodiálise, quimioterapia, Aids, entre outras pessoas em alto grau de imunossupressão. De acordo com a secretária de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, os idosos que vivem em instituições de longa permanência serão vacinados nestes locais pelas equipes da Atenção Básica.
Fonte: Assessoria