A agência de saúde norte-americana NIH (National Institutes of Health) anunciou o início de um novo estudo para descobrir o porquê dos sintomas de covid-19 permanecerem por muito tempo em alguns pacientes. A primeira teoria da pesquisa é de que o vírus desencadeia uma reação autoimune do organismo.
Com isso, sintomas como falta de ar, fadiga, perda de olfato e dores musculares persistem. “Não podemos afirmar com certeza que é uma doença autoimune, mas é o que realmente começa a parecer”, afirmou o pesquisador da University of Arkansas for Medical Sciences, John Arthur, ao Business Insider.
Os pesquisadores publicaram um estudo neste mês em que sugeriram que alguns pacientes com covid-19 desenvolvem anticorpos que atacam suas próprias proteínas, o que acontece, geralmente, em doenças autoimunes. O processo causa uma inflamação que pode desencadear a covid longa.
O grupo analisou amostras de sangue de 32 pacientes com covid-19 que doaram seus plasmas e outros 15 que foram hospitalizados na University of Arkansas. Cerca de 81% dos doadores de plasma e 93% dos hospitalizados desenvolveram um anticorpo que inibiu as enzimas ACE2. Elas servem como porta de entrada para o coronavírus, mas também são importantes para acalmar o sistema imunológico. Sem a quantidade suficiente de ACE2, o sistema imunológico pode produzir inflamação.