Cotidiano

Comunidade reage contra Apac em distrito

Matelândia – A possibilidade de implantação de uma unidade da Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) em Agro Cafeeira, distrito de Matelândia, mobilizou dezenas de pessoas no fim da tarde de ontem contrárias à presença da estrutura nas proximidades do Colégio do Campo Professor Eberhard. A pressão foi tanta que ontem mesmo, o prefeito do Município, Rineu Menoncin, o Teixeirinha, descartou qualquer possibilidade de instalar a estrutura no distrito. Mesmo assim, o protesto foi mantido.

A concentração de populares ocorreu em frente à rodoviária de Agro Cafeeira. De lá, o grupo seguiu em direção à Câmara de Vereadores de Matelândia, para participar da sessão e demonstrar o seu descontentamento com a possibilidade da Apac ser sediada na comunidade.

O vice-presidente da Acomac (Associação de Moradores de Agro Cafeeira), Ghurlan Portes, disse que a batalha foi intensificada nos últimos dias. “Estamos mobilizados contra o Executivo, Legislativo e Judiciário, contra a decisão de colocar uma estrutura com detentos há poucos metros de uma instituição que abriga mais de cem crianças”, destacou.

A estrutura vistoriada dias atrás como opção para sediar a Apac de Matelândia era a escola Professor Ebehard, vizinha da nova unidade escolar. “Temos outras necessidades na comunidade e somos totalmente contra a presença destes detentos na nossa comunidade”, disparou Ghurlan Portes. “A preocupação é com a possibilidade de uma rebelião, que colocaria primeiramente a vida de nossos alunos em risco”. A Associação de Moradores de Agro Cafeeira defende que o prédio seja utilizado para um projeto de cunho mais abrangente, beneficiando a comunidade como um todo. “Não somos contra a Apac, mas sim, contra a localização dessa estrutura em nossa comunidade”, salientou. A comunidade chegou a O percorrer ao Ministério Público pedindo o acompanhamento do caso.

O presidente da Apac de Matelândia, Gilmar de Camargo, justifica ainda não há nada certo em torno da definição do local da estrutura. “Estamos apenas vistoriando esse e outros locais para sediar a Apac”, comentou, sem confirmar que a associação ficará sediada em Agro Cafeeira. Segundo ele, é preciso deliberar toda a parte burocrática antes de oficializar o local. “Há muita intriga política em torno dessa polêmica”, conforme Gilmar de Camargo. Para ele, as pessoas desconhecem a real finalidade da Apac. “As pessoas estão achando que será um Carandiru”, diz.

A Apac, conforme os responsáveis, é um espaço dedicado à ressocialização dos detentos. “Somente os presos com bom comportamento e que passam por um rigoroso sistema de avaliação que serão destinados a este trabalho”. Para Gilmar de Camargo, de cada 10 presos inseridos no programa, nove conseguem ser inseridos na sociedade novamente.

Nas redes sociais, o prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, o Teixeirinha, manifestou a sua opinião sobre a polêmica de utilização da Apac na comunidade de Agro Cafeeira. “Somos a favor desse projeto, no entanto, temos muito respeito à opinião da sociedade, até porque as pessoas também precisam querer, no caso, os moradores de Agro Cafeeira”, diz um dos trechos da postagem. “Decidimos que o projeto será mantido, porém, em outro local, e não mais naquela comunidade”.