Cotidiano

Comitiva do oeste participa de evento no Rio Grande do Sul

Santa Helena – Um grupo composto por 53 pessoas provenientes de 15 instituições da região oeste do Paraná, Mundo Novo (MS) e Paraguai participou da 11ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas em Erechim, no Rio Grande do Sul.

A participação no evento foi possível pela organização conjunta entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

Este é o terceiro ano em que representantes da região participam da Reunião de Plantas Bioativas, evento tradicional que ocorre de forma descentralizada, no Estado do Rio Grande do Sul. Sua construção conta com a soma de esforços de diversas entidades públicas e privadas para promover a discussão e a utilização de plantas bioativas.

Conforme a responsável pelo projeto de plantas medicinais da Itaipu, Liziane Kadine Antunes de Moraes Pires, o objetivo é a troca de experiências e agregação de novos conhecimentos. A partir de palestras e discussões é possível saber como é feito o trabalho, desde a produção até o consumo pelo paciente. O tema foi abordado de forma integral, envolvendo plantas medicinais, aromáticas e condimentares.

Os representantes de instituições, Horto de Plantas Medicinais do Refúgio Biológico, funcionários de Itaipu e agricultores, trocaram experiências com vistas à consolidação da cadeia produtiva, segundo o coordenador do projeto Linha Ecológica, Mauri Schneider.

Atualmente o panorama regional compreende produtores, unidades de beneficiamento, unidade de extratos secos, laboratório de fitoterápicos e acesso às plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS). Foz do Iguaçu, Toledo, Vera Cruz do Oeste, São Pedro do Iguaçu e Mundo Novo, também contam com projetos em andamento junto ao Ministério da Saúde, segundo Liziane Kadine.

Esforços são mantidos por intermédio do Comitê Gestor do Programa Cultivando Água Boa para incentivar a cadeia produtiva em plantas medicinais na região oeste do Paraná.

Todas as instituições que estiveram no evento estão envolvidas no processo produtivo e de consumo na região oeste do Paraná, em Mundo Novo e no Paraguai.