Cotidiano

Um sábado de solidariedade

Todos os dias, 60 catadores de materiais recicláveis que fazem parte da Cootacar (Cooperativa dos Trabalhadores Catadores de Recicláveis de Cascavel) enfrentam uma dura rotina. Muitas vezes ela é prejudicada por conta da má separação do lixo, que ocorre ainda em casa.

A renda mensal dessas famílias é oriunda dos resíduos descartados. O salário dos catadores depende de quanto a cooperativa arrecada em recicláveis. “Eles têm toda a renda a partir do material reciclado e sempre precisamos mais. Quanto mais a população separar em casa, melhor será o dia a dia dessas famílias”, relata a assistente social Alessandra Baldin.

Pensando em ajudar os trabalhadores, uma das turmas do curso de gastronomia do Centro Universitário Univel vai reverter toda a renda arrecadada em um evento social à Cootacar. A Gastrojoada está marcada para às 12h deste sábado (7), e para fazer parte desta corrente do bem basta adquirir um ingresso ao custo de R$ 35, que está à venda no Posto Casagrande, que fica na Rua Sete de Setembro. Crianças de até seis anos não pagam.

“Tudo o que os alunos arrecadarem neste dia virá para a cooperativa. É mais uma forma de ajudar essas famílias que tanto necessitam”, afirma Alessandra.

Dia da Criança

Em cada data comemorativa, o grupo Fazer o Bem Sempre promove ações solidárias. Desta vez, a proposta é arrecadar 60 caixas de leite (com 12 unidades cada) e pacotes de chocolate em pó para doar aos filhos dos catadores.

“Muitas vezes, eles tomam água com açúcar à noite para matar a fome. Por isso, toda a ajuda é bem-vinda e será repassada a essas crianças”, garante a assistente social.

As doações podem ser feitas até o dia 13 de outubro, às 17h. Os produtos arrecadados serão doados no dia 14, durante uma festa preparada às crianças na sede da cooperativa.

Os produtos podem ser entregues na Avenida Piquiri, 1721, Bairro Brasmadeira. Quem não puder levar as doações até a Cootacar, pode entrar em contato pelo (45) 3324-0066.