Cotidiano

Sem desvio e desperdício

Um novo modelo de gestão e de controle de estoque de peças e pneus foi implantado a partir de janeiro deste ano no Parque de Máquinas de Cascavel para evitar desvios e desperdício de recursos públicos. Os primeiros resultados foram conferidos pelo prefeito Leonaldo Paranhos na manhã de ontem. Acompanhado do vice-prefeito e secretário de Obras, Jorge Lange, do secretário de Administração, Cletírio Feistler, e da equipe da Sesop, Paranhos detalhou à imprensa que acompanhou a vistoria o novo funcionamento do setor, que tem hoje uma frota de 745 veículos.

"Hoje todas as peças retiradas de algum carro ou caminhão são catalogadas [identificadas e registradas no sistema IPM], com a exigência de que fiquem armazenadas fisicamente num espaço especialmente preparado para isso por um período, até que possamos definir o destino desse material, que poderá ser um leilão e substituída por uma nova, que também seguiu um procedimento de identificação prévio para o veículo ao qual foi destinada. Com essa medida caiu assustadoramente a troca de peças, de baterias e de pneus", explicou.As licitações renderam uma economia de 41,7%.

Qualidade

Outra mudança nas licitações do setor é quanto às exigências na qualidade e garantia das peças. Para as baterias, o certificado exigido na última licitação, por exemplo, é de que a garantia seja estendida por 18 meses, quando no mercado é de 12 meses (nesse caso, licitação aberta no valor de R$ 224.940,00 e homologada por R$ 152.270,00, com desconto de 32,30%). "Isso, a médio prazo, trará uma significativa economia ao Município", lembrou o gerente do Gerenciamento da Frota, Giovani Mattei, que controla todo este novo modelo de gestão. "Hoje para fazer uma troca de qualquer peça num carro é preciso justificar a necessidade", acrescentou.

Veículos novos

Durante o detalhamento do novo sistema de gerenciamento do Parque de Máquinas, foram apresentados os novos veículos que passaram a integrar a frota este ano. Um deles é o caminhão trator VW 19.390 CTC 4×2, ano 2013/2014, placas MLT 7228-PR que foi doado pela Receita Federal e será utilizado pela Secretaria de Agricultura na conservação de estradas rurais.