Cotidiano

Usuários terão cartão

Um novo formato de acesso à alimentação popular subsidiada pelo Município, por meio do "Programa Restaurantes Populares", foi apresentado ontem na Cozinha Comunitária do Provopar, no Bairro Cascavel Velho. O prefeito Leonaldo Paranhos, ao lado do secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior, divulgou o layout do futuro Cartão do Usuário, que deve ser implantado nos restaurantes populares em 2018. Também foram revelados os projetos arquitetônicos elaborados pela Secretaria de Planejamento e Urbanismo para implantar os restaurantes populares nos bairros Cascavel Velho e Santa Cruz.

"São ideias que irão garantir maior equilíbrio contratual e, ao mesmo tempo, beneficiar um maior número de pessoas com alimentação saudável, em locais estratégicos da cidade, que foram elencados com muita pesquisa desde o início do ano, quando implantamos aqui no Cascavel Velho o primeiro Território Cidadão. Isso é fruto de muito planejamento, como deve ser um governo", disse o prefeito ao expor as propostas à comunidade.

Refeitórios

Os dois novos restaurantes populares funcionarão em formato de refeitórios, uma vez que as refeições serão produzidas no Restaurante Popular central pela empresa vencedora da licitação, e distribuídas aos demais, nos bairros. Cada edificação terá cerca de 385 m², com capacidade para atender 300 pessoas ao dia. Terão espaço educacional para nutrição, bilheteria, sanitários, área de higiene e limpeza, entre outros espaços.

O custo para edificar as duas obras será de R$ 3,8 milhões, sendo R$ 700 mil referentes à contrapartida do Município, e o restante por meio do governo do Estado, via Seab. "Estamos apenas aguardando a aprovação da Secretaria de Agricultura e a liberação dos recursos", detalhou o secretário de Assistência Social, Hudson Moreschi Júnior.

Cartão do Usuário

De acordo como secretário Hudson, a Secretaria de Assistência Social está estudando os critérios para definir o perfil socioeconômico das pessoas que terão acesso ao Cartão do Usuário, que deverá ser implantado no primeiro semestre de 2018, assim como a forma de cadastro dos cidadãos beneficiados. "O Restaurante continuará sendo acessível a todo cidadão. A única diferença é o valor a ser pago, que será diferenciado conforme o perfil social de cada um, garantindo uma forma mais justa de atendimento", destaca o secretário.