Cotidiano

Após 3 dias sem água, Paranhos cobra agilidade e medidas da Sanepar

O problema teve início no último domingo, quando se rompeu a adutora que é responsável pela captação de água do Rio Cascavel e abastece mais da metade da população da cidade

Após 3 dias sem água, Paranhos cobra agilidade e medidas da Sanepar

Cascavel – O prefeito Leonaldo Paranhos voltou a usar as redes sociais para manifestar suaindignação com a situação da falta de água em Cascavel”. No vídeo, ele relata que havia recebido diversas mensagens de cascavelenses informando que estavam sem água pelo terceiro dia seguido e cobrou agilidade e medidas preventivas da Sanepar.

O problema teve início no último domingo, quando se rompeu a adutora que é responsável pela captação de água do Rio Cascavel e abastece mais da metade da população da cidade. Cerca de 75% dos moradores ficaram sem água na segunda-feira, quando a previsão era de que o abastecimento fosse normalizado naquela noite. Contudo, muitos passaram a terça-feira também sem água e a quarta, também. Conforme a Sanepar, o conserto foi concluído por volta das 18h de segunda-feira e desde então o sistema opera em capacidade máxima a fim de restabelecer a situação em todos os bairros afetados.

Ontem, o prefeito indagou a Sanepar sobre a falta de planejamento e ações preventivas no sistema de abastecimento.

Em tom mais brando que no vídeo anterior, quando o prefeito reclamou de resposta da Sanepar sobre o desassoreamento do Lago Municipal, Paranhos deixou claro que existe o entendimento quanto às questões climáticas e acidentes que podem acontecer, mas ressaltou a importância de haver estudos e manutenção periódica, já que isso poderia evitar transtornos como os que estão acontecendo. “A Sanepar precisa verificar isso para ter trabalho de prevenção, para não acontecer esses problemas que têm acontecido com constância”, reclamou.

O prefeito repetiu que está sendo analisada a municipalização da água ou a prefeitura fazer nova concessão. O contrato com a Sanepar vence em 2024. Paranhos informou que já pediu um estudo e estão trabalhando nisso. “É complexo, eu sei que é complexo”.

 

Divergência

Mesmo a Sanepar informando que o abastecimento já foi regularizado e que o sistema está abastecido, moradores de alguns bairros da região norte, como Brazmadeira e Interlagos, informaram que ainda estavam sem água na tarde de ontem. Relataram que em alguns momentos até começou a voltar, mas as tubulações se encheram de ar, o que impediu que a água chegasse às torneiras.

Conforme o gerente regional da Sanepar, Rodolpho Tanaka Savelli, por se tratar de uma “região alta da cidade e com o consumo elevado, falta pressão para chegar a essa região”.

A reportagem questionou a Sanepar sobre a quantidade de moradias sem água, mas não houve resposta.

A Sanepar pede que, caso algum cliente ainda registre ocorrência pontual, que verifique se o registro de entrada de água no imóvel não está fechado. Se o problema persistir, entre em contato com a Companhia pelo telefone 0800 200 0115 ou envie e-mail para [email protected]. As equipes estão em campo fazendo a verificação de cada ocorrência.