Cotidiano

Itaipu aumenta frota de veículos elétricos

Foz do Iguaçu – As emissões de gases de efeito estufa provenientes de carros e motos vem aumentando no Brasil nas últimas duas décadas. Somente entre 1994 e 2014, o crescimento foi de 192%, segundo dados Seeg (Sistema de Emissão de Gases de Efeito Estufa). Um grande problema para o país que se comprometeu a reduzir 43% das emissões como uma de suas metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

Em Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional vem fazendo bem a lição de casa. A usina apresentou a aquisição de mais 20 modelos do veículo elétrico Zoe, fabricados pela montadora francesa Renault. Os novos modelos da frota possuem autonomia de 400 quilômetros e levam cerca de uma hora e quarenta minutos para realizar uma recarga rápida.

Além de ajudarem no transporte, os automóveis poderão ser utilizados para diversos estudos sobre características como consumo, comportamento do usuário e impacto dos veículos na rede elétrica. Tudo isso no recém-inaugurado Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES).

As chaves foram entregues pelo diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil, Marcus Vinicius Aguiar, que destacou a autonomia do novo Zoe:

“Esse carro tem uma bateria de longa duração. É um carro moderno e seguro. A autonomia dele praticamente triplicou, de 120 quilômetros para 400 quilômetros. A recarga rápida pode ser de uma hora e quarenta. Perde aquele mito de que veículo elétrico não tem autonomia e que você não vai conseguir ir e voltar para o seu destino. Com esse modelo conseguimos suprir essas lacunas e vamos continuar essa parceria com Itaipu para desenvolver mais alternativas nos próximos anos.”

Sustentável

Entre veículos elétricos e os movidos a biometano, 50% da frota de Itaipu é composta por veículos mais sustentáveis. Segundo Celso Novais, assessor de Mobilidade Elétrica Sustentável da Itaipu, a tendência é de que essa contribuição aumente cada vez mais. Ele também explica a importante parceria com o Parque Tecnológico Itaipu visando baterias cada vez eficientes: “Estamos caminhando para que em poucos anos termos uma frota 100% sustentável. Essa que é a ideia. Isso está sendo feito sem criar uma grande despesa, um grande investimento. Cada vez mais os veículos estão reduzindo o preço e melhorando as características de uso. A FPTI (Fundação Parque Tecnológico Itaipu) é uma parceira nossa desde o início do projeto. Nossa força de trabalho com muitas pesquisas. Um dos pontos fortes é que temos feito é o desenvolvimento de baterias de sódio, onde o grupo da FPTI tem know-how para poder fazer o desdobramento e essas novas etapas do projeto.”

A Itaipu é uma das empresas pioneiras em difundir e investir a tecnologia do veículo elétrico. Inclusive, incentivando a criação de uma cadeia de fornecedores de componentes.