Cotidiano

Cresol inova na formatação do novo Conselho de Administração

Eleição do conselho aconteceu durante assembleia digital na Sede Nacional da Cresol

Cresol inova na formatação do novo Conselho de Administração

A Cresol, em seus 25 anos de história, estruturou um formato de fazer acontecer, seguindo tendências de mercado, mas sem perder a essência de ser cooperativa. Sua decisão em ser grande sem se distanciar da base, de se manter próxima dos cooperados e da comunidade, aliada ao processo de profissionalização da governança, vem fazendo o sistema Cresol ser referência em crescimento e resultados.

Na sua última assembleia, que aconteceu no dia 11 de março, em formato digital, reforçou a tese de que fazer juntos dá mais certo e produz resultados. Numa iniciativa inovadora, a formação do Conselho é feita de forma natural, onde todos os presidentes das cooperativas singulares filiadas à Central Cresol Baser são Conselheiros de Administração e, na assembleia da central, são eleitos apenas o presidente e o vice-presidente.

“São decisões que fazem a gente se tornar cada vez mais eficientes, onde todas as cooperativas, além de ter vez e voz, estão alinhadas com os debates do Sistema”, afirmou Alzimiro Thomé, presidente reeleito para mais quatro anos.

No último ano, o Sistema Cresol celebrou 25 anos de história e comemorou o seu melhor ano, com um crescimento de 46%. Hoje, as cooperativas da Central Cresol Baser representam mais de 58% da composição da Cresol Confederação, que fechou o ano de 2020 com R$ 13 bilhões em ativos.

Alzimiro Thomé, presidente da Central Cresol Baser, também destacou o momento que o Sistema vive e agradeceu o conselho de administração. “Nosso sistema cresceu muito nesses últimos anos e isso só foi possível porque tivemos pessoas engajadas pelo mesmo propósito. Quero agradecer a cada um dos conselheiros que contribuíram muito para que nos tornássemos hoje a terceira força do cooperativismo de crédito brasileiro”, disse o presidente, que também avaliou a capacidade de reinvenção do sistema perante as diversidades do atual momento. “A Cresol sempre esteve próxima do cooperado e no último ano precisou se reinventar. Achamos formas de encurtar a distância entre o nosso sócio para atendê-lo no momento em que ele mais precisou de nós. Todos os nossos conselheiros, diretores e colaboradores assumiram o mesmo compromisso e, por isso, foi possível manter o nosso propósito que é contribuir para a realização dos sonhos dos nossos cooperados”, finalizou.

Inovação Administrativa

Após o processo de organizar o sistema com cooperativas mais robustas, com as incorporações realizadas nos últimos cinco anos, a Cresol diminuiu o número de CNPJs de 81 para apenas 20 cooperativas e, a partir de agora, compõem o Conselho de Administração o presidente, o vice-presidente e 20 conselheiros representantes de todas as cooperativas singulares. Com isso, o novo conselho ficou composto da seguinte forma:

Conselho de Administração Central Cresol Baser 2021-2024

Presidente: Alzimiro Thomé

Vice-Presidente: Luiz Levi Tomacheski

 

Conselheiros:

Cresol Costa Oeste: Adenilson Zanelatto

Cresol Rio Grande do Sul: Afranio Dalcin

Cresol Triunfo: Casemiro de Almeida

Cresol Norte Paranaense: Claudomiro Garcia

Cresol Fronteiras PR/SC/SP/ES: Claudir Sirota

Cresol Pioneira: Geraldo Maziero

Cresol Oeste Catarinense: Gilmar José Scatolin

Cresol Vale Europeu: Heber Kirchner

Cresol União dos Pinhais: Ivan Duarte

Cresol Progresso: João Batista Camilo dos Santos

Cresol Minas Gerais: João Paulo Dias da Fonseca

Cresol Horizonte: Jonas Paulo Uss

Cresol União dos Vales: José Paulo da Silva

Cresol Vale das Águas: Sergio Bukovski

Cresol Vale das Araucárias: Nilceu Evanir Kempf

Cresol Rondônia: Osvaldo Martins Gouveia

Cresol Liderança: Valdecir Parafianiuk

Cresol Goiás: Paulo Henrique de Sousa

Cresol Integração: Renato Ferreira

Cresol Tradição: Luiz Carlos Colombo