Saúde

Paraná já imunizou 11% do grupo prioritário no combate à covid-19

O cálculo é diferente do utilizado sobre a população geral e leva em consideração o que o Estado tem recebido de doses para vacinar apenas o grupo prioritário

São Paulo - Vacinação contra covid-19 aos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças.
São Paulo - Vacinação contra covid-19 aos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças.

Curitiba – O Paraná alcançou nessa quinta-feira (11) a marca de 450.589 pessoas vacinadas contra a covid-19. O número representa 11,2% do grupo considerado prioritário pelo Plano Estadual de Vacinação, contingente que abrange 4.019.115 paranaenses e que deve ser totalmente imunizado até o fim de maio. A vacinação no Paraná começou no dia 20 de janeiro.

O cálculo é diferente do utilizado sobre a população geral e leva em consideração o que o Estado tem recebido de doses para vacinar apenas o grupo prioritário.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde foram aplicadas 600.421 doses, levando em conta as duas ações que garantem a proteção por completo. O quantitativo significa 60% do total de doses encaminhadas ao Estado pelo Ministério da Saúde. Entre imunizantes da CoronaVac/Butantan e da AstraZeneca/Oxford, o Paraná recebeu 1.001.600 vacinas.

“São 1.850 salas de aplicação espalhadas pelo Paraná. As doses ainda não são suficientes para proteger todos, mas estão chegando. São mais de 1 milhão de vacinas enviadas pelo governo federal desde janeiro. E a perspectiva é que agora em março, até o fim do mês, completemos mais um milhão”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Definido pelo Ministério da Saúde, o recorte que abriu o processo de vacinação no País em janeiro foi replicado no Paraná e é composto por pessoas com 60 anos ou mais, institucionalizadas ou não; população indígena em terras demarcadas; trabalhadores de saúde; pessoas em situação de rua; trabalhadores da força de segurança e salvamento; pessoas com comorbidades; trabalhadores educacionais e da assistência social; pessoas institucionalizadas com deficiência; pessoas com deficiência permanente severa; quilombolas, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e ferroviário de passageiros; trabalhadores do transporte aéreo; trabalhadores portuários; população Privada de Liberdade (exceto trabalhadores de saúde e segurança); e trabalhadores do sistema prisional.

Nova remessa

O governo do Paraná começou a distribuir na quarta-feira (10) um novo lote de vacinas contra a covid-19.

São 79.630 doses do imunizante CoronaVac, produzido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo. A remessa é formada pela metade do lote encaminhado na terça (9) pelo governo federal, com 74.300 aplicações, e mais um residual com 5.530 doses do conjunto de imunizações da semana passada.

“A expectativa é que uma nova quantia, parecida com essa, seja enviada ao Paraná até o início da próxima semana”, disse Beto Preto.

Estado ativou 690 leitos exclusivos covid

Desde o início da pandemia, o oeste do Paraná recebeu 690 leitos exclusivos para o tratamento da covid-19. Voltados a atenuar o impacto da pandemia, o Estado forneceu 277 leitos de UTI e 409 de enfermaria adulto. Na modalidade pediátrica, são dois novos leitos de UTI e dois de enfermaria. Os números fazem referência ao total acumulado até a última quarta-feira (10).

“Abrimos mais leitos em um ano do que o Paraná abriu nos últimos 30. É resultado de um esforço coletivo com as prefeituras, a sociedade e a iniciativa privada”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

Somente em Cascavel já foram aplicados mais de R$ 50 milhões com equipamentos e diárias de leitos. Em março de 2021, para responder ao aumento de casos, foram disponibilizados 32 novos leitos, sendo 22 de UTIs e dez de enfermarias.

Em todo o Paraná, foram 3.938 leitos exclusivos covid-19 ativados desde março de 2020. São 1.547 leitos de UTI e 2.335 de enfermaria adulto, além de 22 leitos de UTI e 34 de enfermaria pediátrica.