Cascavel – O Show Rural não é um dos maiores do mundo em transferência de tecnologias agrícolas por acaso. Ao longo de suas 30 edições, acumula números crescentes e a cada ano agrega novos atrativos aos visitantes, que vêm das mais diversas regiões do Brasil e de outros países.
A edição deste ano, de segunda a sexta-feira, 5 a 9 de fevereiro, terá alguns recordes, como de expositores. Serão 530, contra 520 de fevereiro de 2017. A previsão de público é superior a 250 mil pessoas e a soma em negócios deverá ultrapassar a casa de R$ 1,5 bilhão.
Mas há outros números que chamam a atenção. A capacidade do estacionamento é para mais de 12 mil veículos, o restaurante tem capacidade para servir até 45 mil refeições por dia e são mais de 4 mil pessoas, durante a semana, que desempenham alguma função ou tarefa profissional no Parque Tecnológico Coopavel, que fica na BR-277, em Cascavel.
Os preparativos seguem o ano inteiro. Durante nove meses do ano, mais de 40 pessoas permanecem na área desempenhando as mais diferentes atividades. E o número cresce exponencialmente na medida em que o evento se aproxima. Em todo o parque há 15 quilômetros de ruas pavimentadas e, dessas, 7,5 mil têm cobertura para proteger os visitantes do sol e da chuva.
São 1.350 lixeiras e todo material reciclável produzido na feira recebe destinação correta.
Abertura
A abertura tradicional ocorre no domingo, às 11h, com missa campal, celebrada pelo arcebispo metropolitano dom Mauro Aparecido dos Santos.
O domingo é reservado a famílias e convidados para que visitem o parque e conheçam os fundamentos de um evento focado no planejamento, na organização, na união, no trabalho e em resultados para um setor fundamental à economia do oeste do Paraná e do Brasil, afirma o diretor-presidente da Coopavel e do Show Rural, Dilvo Grolli.
A entrada de acesso ao parque e o estacionamento são gratuitos.