Esportes

Robert Lewandowski é eleito o melhor jogador do mundo

O atacante polonês venceu concorrência do argentino Lionel Messi e português Cristiano Ronaldo

Robert Lewandowski é eleito o melhor jogador do mundo

Robert Lewandowski foi eleito o melhor jogador do mundo na temporada 2019/2020.

Em cerimônia virtual realizada nesta quinta-feira (17) pela Fifa, o atacante polonês conquistou o prêmio ‘The Best’ pela primeira vez na carreira.

Na concorrência, superou os atacantes Lionel Messi, do Barcelona-ESP, e Cristiano Ronaldo, da Juventus-ITA. Desde 2008, apenas o croata Modric em 2018 impediu a predominância dos dois craques – são seis prêmios para o argentino e cinco para o português.

Na última temporada, Lewandowski se tornou o primeiro jogador a marcar 10 vezes nas 6 primeiras rodadas do Alemão e a fazer gols nos 11 compromissos iniciais do torneio.

Também marcou quatro tentos em menos de 15 minutos nos 6 a 0 sobre o Estrela Vermelha, pela Liga dos Campeões, torneio do qual foi artilheiro, com 15 em 10 duelos. Repetiu o feito no Alemão e na Copa da Alemanha. E ao ser campeão e artilheiro europeu e dos torneios nacionais, igualou o feito de Cruyff no Ajax em 1971/1972.

Vencedor do prêmio de melhor do mundo, Robert Lewandowski, em seu primeiro discurso como melhor do planeta pela Fifa, agradeceu, principalmente, a seus companheiros de Bayern de Munique e destacou o duelo contra Messi e Cristiano.

“Eu me sinto fantástico!  Esse é um grande dia para mim, meu clube e para meus companheiros. Eles também merecem esse prêmio. O treinador e o Bayern de Munique também. É um sentimento incrível, são muitas emoções.Ganhar um prêmio desses contra Messi e Ronaldo é inacreditável, significa muito para mim. A muito tempo atrás, eu lembro de sonhar com algo assim e agora isso virou realidade. Isso significa, que não importa de onde você tenha vindo, o que importa é o que você mostra dentro de campo.Foi um ano muito difícil para o mundo inteiro. Para mim, o destaque foi vencer a final da Liga dos Campeões – um dia especial, foi um sentimento incrível. Um grande momento. Nós vencemos tudo que poderíamos vencer. Temos um grande técnico, um grande time e trabalhamos sempre juntos para conquistar nossos objetivos.”

Neymar em nono

Após o anúncio de Robert Lewandowski como vencedor do Fifa The Best, a entidade também divulgou o top 10 completo da premiação. O brasileiro, cotado entre os três finalistas, terminou apenas na nona colocação. O líder, obviamente, foi o polonês, com 52 pontos, seguido de perto por Cristiano Ronaldo, com 38, e Messi, com 35. Sadio Mané foi o quarto, com 29, e De Bruyne, com 26, fechou o top cinco.

Na sexta colocação, com 25 pontos, ficou o egípcio Mohamed Salah. Em sétimo, Kylian Mbappé, com 19, e em oitavo, Thiago Alcântara, com 17. Neymar, com 16, foi o nono. Virgil Van Dijk, com 13, e Sergio Ramos, com sete, fecharam o top 11.