Depois de largar na pole position, o quarteto formado por Assis Marcos Gurgacz, Pedro Gurgacz, Diogo Webber e Gustavo Fiore venceu a Prova 4 Horas de Kart de Cascavel, disputada sábado no Kartódromo Delci Damian. Essa é a primeira vez que Assis Marcos comemora um título no kart correndo em parceria com o filho Pedro.
O quarteto campeão completou 247 voltas e recebeu a bandeirada da vitória com uma vantagem de 17s210 para o trio formado por Fábio Fabiano, Flávio Fabiano e Matheus Wagner. Em terceiro se classificaram Edwardo Tanabe, Helio Neto e Samuel Cruz, que chegaram 55s699 depois dos campeões.
A estratégia foi determinante para a vitória de Assis, Pedro, Diogo e Gustavo. Ela foi montada pelo preparador Fernando Leme, que explica que tudo girou em torno das paradas. Pedro Gurgacz largou e imprimiu um ritmo muito forte, andando como se fosse treino classificatório. A estratégia começou logo na primeira parada, quando Assis foi para a pista e, ao completar uma volta, entrou para os boxes, fazendo a segunda parada e passando a pilotagem para Gustavo Fiore, que pilotou por 40 voltas. O Diogo fez mais uma parada assim e, com uma volta na pista, fez o pit stop para Pedro Gurgacz assumir a pilotagem. “Assim fizemos dois stint longos com o Pedro e o Gustavo. Depois, o Assis e o Diogo fizeram pilotagem conservadoras, visando não perder a vantagem que tínhamos. O Diogo foi o penúltimo a pilotar e fez 40 voltas conservadoras, muito seguras. Na parte final, ele passou para o Gustavo, que voltou a andar forte nas últimas voltas para garantirmos a vitória. Tudo funcionou como um relógio suíço, mas tenho que destacar a dedicação e o empenho de cada um dos quatro pilotos, seguindo o plano do início ao fim da prova”, frisa Fernando Leme.
A Prova 4 Horas encerrou a temporada do kartismo de Cascavel em 2020.
Resultado das 4 Horas de Kart de Cascavel
Pos. Piloto Tempo
1º) Assis Marcos Gurgacz/Pedro Gurgacz/Gustavo Fiore/Diogo Webber 247 voltas
2º) Fábio Fabiano/Flávio Fabiano/Matheus Wagner a 17s210
3º) Edwardo Tanabe/Helio Neto/Samuel Cruz a 55s699
4º) Mailson Araújo/Ricardo Pinheiro/Mauricio Zaffari a 1 volta
5º) Marcos Fernandes/Luiz Koyama/Odair da Silva/Joelson Alves a 2 voltas
6º) Felipe Pedroso/Murilo Fiore a 3 voltas
7º) Edivan Monteiro/Júnior Flores a 4 voltas
8º) Diego Pilatti/Greg Marley Rubik/Ricardo Bortolatto a 4 voltas
9º) Marcos Fernandes/Joelson Alves/Luiz Koyama a 6 voltas
10º) William Zawoski/Matheus Sousa/Eduardo Avis/Lucas Krzesinski a 7 voltas
11º) Fábio Martins/Julio Mello/Diogo Cavalcante/Lucas Mosconi a 8 voltas
12º) Sandro Frare/Juliano dos Santos a 9 voltas
13º) Alexandre Marciniak/Renato Queiroz a 16 voltas
Não completaram 75% da prova – 185 voltas
Claudecir Guligurski/Lucas Andioli/Denis de Oliveira
Valdinei Vieira dos Santos/Agnaldo Sampaio/Daniel Verona
Assis Marcos Gurgacz/Pedro Gurgacz/Renato Tibola/Gustavo Fiore
Fotos: Tiago Guedes/Divulgação
Fórmula 1
A Fórmula 1 teve domingo, no Bahrein, um acidente que fazia muitos anos que não era registrado. Romain Grosjean bateu seu Haas contra o guard-haill ainda na primeira volta e se partiu ao meio, pegando fogo. Depois de 29 segundos, o piloto saiu do carro com as mãos queimadas. Foi levado ao hospital depois de ser atendido pelo sistema médico da prova.
Pietro Fittipaldi
Grosjean não corre no próximo fim de semana, quando a Fórmula 1 realiza mais um GP do Bahrein, só que pelo anel externo. Para o seu lugar, a Haas escalou o brasileiro Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Émerson Fittipaldi. Assim, o Brasil volta a ter um piloto no grid da Fórmula 1 depois de três anos, quando Felipe Massa se aposentou.
Audi no Dakar
A Audi vai encarar um dos maiores desafios em esportes motorizados: a montadora irá disputar o Rali Dakar a partir de 2022, com um protótipo inovador, que combina um trem de força elétrico com uma bateria de alta voltagem e um conversor de energia altamente eficiente. No futuro, competições de rali estilo cross-country serão o foco da estratégia de automobilismo da fábrica.