Na próxima sexta-feira (9), começa a veiculação do horário eleitoral gratuito, com apresentação dos candidatos a prefeito e a vereador de Cascavel em horários diferentes nas TVs e emissoras de rádio abertas. A propaganda vai até 12 de novembro. O primeiro turno será dia 15 de novembro.
Neste ano, o programa de horário fixo de dez minutos será apenas para os candidatos a prefeito. Na TV, será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 e, no rádio, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10, de segunda a sábado.
Já os vereadores terão inserções ao longo do dia, em ordem aleatória definida por sorteio. Serão 1.950 inserções, no total.
Com dez partidos coligados, o atual prefeito Leonaldo Paranhos (PSC) vai dominar boa parte da propaganda. Sozinho, ele tem mais de um terço do programa diário, inclusive do espaço que também terá nas inserções aleatórias.
Nesta eleição, são oito candidatos à prefeitura e 465 a uma das 21 cadeiras no Legislativo, o que dá uma média de 22,2 postulantes para cada vaga.
Divisão dos tempos
A divisão dos espaços é feita por partidos com base na representatividade no Congresso Nacional. Por conta disso, por exemplo, uma chapa à prefeitura não terá direito ao horário gratuito. Major Arsênio e Coronel Jeronymo ficarão de fora porque o PRTB não tem representatividade.
O tempo de cada partido se soma nos casos de coligação. Por isso, Paranhos ganha o tempo de dez siglas e terá 3 minutos e 41 segundos dentro dos dez minutos do programa, que passa duas vezes ao dia. O segundo melhor tempo ficou com Evandro Roman (Patriota), que recebe o espaço de quatro partidos e fica com um total de 2 minutos e 4 segundos.
A situação mais crítica (depois da dupla excluída) é de Carlos Moraes (Avante), com 16 segundos, e de Márcio Pacheco (PDT), que terá 41 segundos, e de Juarez Berté (DEM), com 42 segundos.
Na divisão entre os partidos, o PT conseguiu o maior tempo, já que o maior número de representantes (54). Com isso, Paulo Porto somou, com os 11 segundos do PCdoB, 1 minuto e 24 segundos.
A outra candidata, Inês de Paula (Progressistas) terá 1 minuto e 8 segundos para se apresentar ao eleitor cascavelense.
Os candidatos a prefeito terão ainda direito a 42 minutos divididos em inserções, que corresponde à mesma lógica da divisão.
Nesse caso, Paranhos terá direito a mais de mil inserções até o dia 12, com 15 minutos e meio por dia. Roman pode ocupar um total de 8 minutos e 41 segundos somadas as inserções e Porto, quase seis minutos.
Tempo de inserções diárias
Candidato Tempo total de inserções
Pacheco 2’54” 203
Paranhos 15’32” 1.087
Inês 4’48” 336
Berté 2’59” 209
Moraes 1’10”’ 82
Roman 8’41” 608
Porto 5’52” 411
Arsênio 0
Programa de dez minutos:
Candidato Tempo
Pacheco 0’41”
Paranhos 3’41”
Inês 1’08”
Berté 0’42”
Moraes 0’16”
Roman 2’04”
Porto 1’24”
Arsênio 0
Segunda a sábado
Rádio: 7h às 7h10 – 12h às 12h10
Televisão: 13h às 13h10 – 20h30 às 20h40
1.950 inserções de vereadores
Os 465 candidatos a vereador poderão ter 1.950 inserções durante o período do horário eleitoral gratuito. A definição dos candidatos que entrarão nos espaços é de cada partido. As inserções serão veiculadas de segunda a domingo entre as 5h e as 24h. A divisão ficou assim:
Partido Quantidade de inserções candidatos inserção/candidato
PT 204 29 7
PSL 197 19 10
Progressistas 146 13 11
PSD 135 19 7
MSB 132 28 4,7
PL 143 27 5
Republicanos 117 23 5
Cidadania 38 9 4
PTB 45 26 1,7
PSDB 114 3 38
Solidariedade 56 17 3
Pros 38 30 1,2
DEM 113 27 4
PDT 110 20 5
Podemos 70 17 4
PSB 45 20 2
Psol 45 6 7
PV 23 23 1
Patriota 41 24 1,7
Avante 38 13 2,9
PSC 42 32 1,3
Ordem de exibição
A campanha no rádio e na televisão começa nesta sexta-feira (9) pela seguinte ordem:
Marcio Pacheco (PDT), Leonaldo Paranhos (PSC), Inês de Paula (PP), Juarez Berté (DEM), Carlos Moraes (Avante), Evandro Roman (Patriota) e Paulo Porto (PT).
Como funciona
No período determinado para a veiculação da propaganda eleitoral, as emissoras de rádio e televisão formam uma rede, retransmitindo os programas gerados pela emissora responsável pelo sinal.
Não haverá propaganda em rede para a campanha de vereador. Esta se dará somente através das inserções diárias que são distribuídas pelas emissoras de acordo com seus intervalos comerciais, dentro de cada um dos três blocos de audiência, não havendo, portanto, horário fixo para veiculação, ao contrário da propaganda veiculada em rede.