Cotidiano

Setores do HUOP são destaque em segurança e qualidade hospitalar

A avaliação é realizada mensalmente e nesse mês, os três setores que atingiram 100% das metas receberam o certificado de reconhecimento

Setores do HUOP são destaque em segurança e qualidade hospitalar

As equipes da UTI Neonatal, UCI (Unidade de Cuidados Intermediários) e a Sala de Emergência do Pronto Socorro do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) atingiram 100% das metas da qualidade e segurança hospitalar, estabelecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

São vários protocolos e itens avaliados, como a identificação, Escala de Queda Morse, que avalia o risco de cada paciente, entre outros. “Como temos uma grande rotatividade de internamentos no hospital, os itens exigem cuidados. A Escala Morse tem vários elementos a serem analisados, e isso precisa ser feito no período de 24 horas, e as identificações precisam ser mantidas em pulseira, como também na placa que fica no leito. São detalhes que garantem a segurança dos pacientes”, explica a Enfermeira do Núcleo de Segurança do Paciente, Daniele Lopes.

A avaliação é realizada mensalmente e nesse mês, os três setores que atingiram 100% das metas receberam o certificado de reconhecimento. “É um esforço de todas as equipes, que mesmo em momentos de dificuldade, com relação à funcionários ou setores lotados, conseguem atingir as metas. Isso oferece um conforto também para os familiares, em saber que o hospital preza pela qualidade. E o certificado é uma maneira de eternizar que estamos gratos por esse trabalho em conjunto”, enfatiza a diretora de Enfermagem, Sara Treccossi.

O certificado também reconhece o esforço dos novos profissionais, que ingressaram no hospital durante a pandemia, e passaram por diversos treinamentos para que pudessem seguir os protocolos. “A dedicação das equipes é fundamental para atingirmos as metas e termos uma boa qualidade da assistência. Não são itens fáceis de serem cumpridos, mas o esforço das equipes nos dá tranquilidade com relação à qualidade do atendimento”, finaliza o diretor geral, Rafael Muniz de Oliveira.