Mesmo com as incertezas relacionadas à pandemia da covid-19, Toledo segue o exemplo de vários entes da federação e começa a planejar a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de forma segura. Para que esse retorno tenha o máximo de segurança, um amplo planejamento está sendo elaborado pela Secretaria Municipal da Educação, e parte fundamental desse processo será ouvir os pais e os responsáveis pelos mais de 14 mil estudantes matriculados em 36 escolas e 28 centros municipais de educação infantil (Cmeis).
De acordo com a secretária da Educação, Edna Heloisa Schaeffer Amaral, um link com acesso a um questionário será encaminhado pelo mesmo grupo de WhatsApp em que os professores enviam as atividades para os alunos. “É importante destacar que os pais e os responsáveis devem responder um questionário para cada filho matriculado. As famílias que tiverem dificuldade em acessar o link podem procurar a equipe pedagógica da escola onde a criança está matriculada para sanar possíveis dúvidas acerca do preenchimento do questionário”, observa.
Edna destaca que a pandemia trouxe desafios nunca antes enfrentados pela área da educação, e reitera a importância de ouvir os pais neste momento. “Destacamos que essa pesquisa não indica que as atividades presenciais já retornarão na rede municipal de ensino, e reforçamos a importância da participação dos pais, pois a opinião deles é extremamente relevante para o planejamento das ações da Secretaria da Educação”, salienta.