Cotidiano

Cascavel confirma 2º caso de Influenza

Boletim da Sesa (Secretaria Estadual da Saúde), divulgado ontem, confirma o segundo caso de gripe em Cascavel. Um homem de 40 anos foi diagnosticado com Influenza A não subtipada. Os exames, encaminhados para a Fiocruz, apontaram o diagnóstico ainda em 10 de abril.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município o paciente está em bom estado de saúde e não precisou ser internado. O primeiro caso de Influenza foi registrado em Cascavel foi do subtipo B, porém, não foram informados detalhes sobre o paciente. Até o momento não foram registrados óbitos no município por conta da Influenza. No entanto, em outras cidades do Paraná – Ampére, Santa Izabel d’Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, Foz do Iguaçu e Cafezal do Sul – cinco mortes foram confirmadas.

 

Vacinação

Na próxima segunda-feira (23) começa a campanha nacional de vacinação contra a Influenza. Serão imunizadas gestantes, puérperas, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, professores das redes pública e privada, profissionais da saúde, indígenas, idosos a partir de 60 anos, pessoas com doenças crônicas, população carcerária e funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas.

Em Cascavel a expectativa é vacinar 87.961 pessoas até 1º de junho. As doses serão aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde e a orientação é de que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários apresentem a carteirinha de vacinação. Ela não é obrigatória, mas facilita a identificação do paciente e o controle vacinal.