Cotidiano

Agosto Lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra mulher

Para este mês estão programadas várias palestras de conscientização sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, além de incentivar denúncias de agressão física, psicológica, sexual, moral e até patrimonial

Agosto Lilás: mês de conscientização pelo fim da violência contra mulher

Cascavel – Durante o mês de agosto ocorre em todo o Brasil a campanha Agosto Lilás. No Paraná, ela é realizada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, por meio do Departamento de Garantias do Direito da Mulher.

Para este mês estão programadas várias palestras de conscientização sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher, além de incentivar denúncias de agressão física, psicológica, sexual, moral e até patrimonial.

“A violência contra as mulheres é uma violação de direitos humanos e um grave problema de saúde pública, que pode trazer como consequências mortes, lesões, traumas físicos e vários tipos de agravos mentais e emocionais”, afirma o secretário da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná, Mauro Rockenbach.

Os dados mais recentes do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), referentes a 2019, mostram que o Brasil é o quinto país no ranking de violência doméstica no mundo, com mais de 1 milhão de processos em trâmite na Justiça. No Paraná, de acordo com a Sesp (Secretaria da Segurança Pública), de junho a julho deste ano, foram feitos 16.659 registros de boletins envolvendo crimes contra mulheres, 718 casos a menos do que no mesmo período de 2019, quando foram registradas 17.377. A queda de denúncias é atribuída à dificuldade das vítimas de pedirem socorro durante a quarentena.

Boletim on-line

Em junho, a Polícia Civil do Paraná lançou o serviço de boletim on-line e já no primeiro mês de funcionamento foram feitos 490 registros.

Registros de Boletins de Ocorrências de violência contra a mulher no Paraná

  • Junho/julho de 2020     16.659 registros
  • Junho/julho de 2019     17.377 registros

Lei Maria da Penha completa 14 anos

No dia 7 deste mês, é comemorado os 14 anos de vigência da Lei Maria da Penha.

Pela lei, a violência física e o abuso sexual são mais evidentes, porém, outros tipos de violência emocional ou psicológica também causam sofrimento e devem ser punidos.

Programação Agosto Lilás

Por causa do coronavírus, as ações deste ano serão basicamente via redes sociais. Na sexta-feira (7), às 14h, Cristian Marcelo Rodrigues fala sobre Defesa Social e Prevenção, e, às 14h30, Isabel Cristina da Silva trata sobre Lei Maria da Penha. As reuniões serão transmitidas pelo aplicativo ZOOM e, para participar, basta acessar o ID 73037572930, com a senha de acesso ORbQ8q.

No dia 14, às 14h será transmitida a palestra Empoderamento Econômico da Mulher, com Edson Herek. Já às 14h30, A felicidade dentro de você, com Roberta Kisy Guimarães. Também será transmitida pelo ZOOM, com ID da reunião 748 9461 1122 e senha de acesso 6BK0z7.

A Polícia Civil do Paraná, também programou a realização de lives na conta oficial da instituição no Instagram (@pcproficial), sempre às 17h.

O Tribunal de Justiça do Paraná, por meio da Cevid (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência), realiza nesta terça (4) live com o CRM (Conselho Regional de Farmácia) e a Polícia Militar do Paraná sobre a Campanha Sinal Vermelho.