Política

Investimento do BID: Amop integra ação para regularização de colégios do Estado

O assunto foi discutido em uma região entre o presidente da Amop e prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, e o secretario estadual de Administração e Previdência, Marcel Micheletto

Investimento do BID: Amop integra ação para regularização de colégios do Estado

Reportagem: Cláudia Neis

Cascavel – A Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) vai integrar uma força-tarefa estadual que vai trabalhar no levantamento da situação documental dos colégios estaduais e na regularização das pendências existentes.

De acordo com informações repassadas pela entidade, são muitas as instituições que efetuaram reformas, ampliação e até alguma mudança estrutural ao longo das últimas décadas, e nem todas as alterações foram registradas, pois existem, inclusive, instituições que ainda dividem o prédio com escolas municipais.

O assunto foi discutido em uma região entre o presidente da Amop e prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin, e o secretario estadual de Administração e Previdência, Marcel Micheletto.

Também devem integrar a força-tarefa cartórios e núcleos regionais de Educação. Os trabalhos começam nos próximos dias.

 

Empréstimo milionário

Esse trabalho de regularização documental é necessário para que as instituições possam ser contempladas com empréstimo que o governo do Paraná contratou com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), de R$ 400 milhões, que também deve custear a construção de cinco novos colégios e modernizar cerca de 150 instituições no Estado.

De acordo com a Seed (Secretaria de Estado da Educação), para a definição dos locais de construção desses cinco novos colégios deve haver ainda consultas públicas que começam a ser realizadas em agosto. Já para as reformas há critérios a serem definidos tanto pelo BID quanto pela Seed.

 

Escola do Futuro

O projeto que deve ser financiado com recursos do BID é o Escola do Futuro, que prevê obras supermodernas, não apenas em estrutura, mas no âmbito pedagógico, pois serão de ensino profissionalizante.

Uma das unidades pode ser construída em Cascavel, perto do Conjunto Riviera, na zona norte. A consulta pública relacionada à implantação deve ocorrer on-line. A unidade será uma das mais modernas do Brasil e irá atender de 2 mil a 2,5 mil alunos, numa região onde existe muita demanda reprimida.

 

Objetivos do projeto

Tanto com os colégios novos, quanto com as modernizações, os principais objetivos do Estado são: tornar a escola mais atrativa e assim reduzir o abandono e aumentar os níveis de aprendizagem; tornar o Paraná referência em educação no Brasil; elevar a taxa de empregabilidade dos alunos que concluem a educação profissional; e ampliar em 35 mil vagas de educação profissional em regiões periféricas e com demanda reprimida.

Conforme a Seed, o projeto está encaminhado e os parâmetros foram aprovados, assim como as ideias e os objetivos do Estado. O projeto entra agora na fase da Consulta Pública e depois dessa etapa avança mais um passo no BID. O prazo até a entrega das escolas é de cinco anos.