Política

Informe da redação do dia 03 de Maio de 2018

Cida vem a Cascavel

A governadora Cida Borghetti estará nesta quinta-feira (3) nos municípios de Pato Branco, Perobal e Cascavel. A agenda começa às 10h30, em Pato Branco (sudoeste), onde a governadora recebe prefeitos da região e firma convênios para investimentos nos municípios. Às 15h, em Perobal (noroeste), Cida assinará a ordem de serviço para início das obras de pavimentação de estrada municipal. No mesmo encontro será inaugurada a estação de tratamento de esgoto de Perobal. Em Cascavel, Cida tem agenda às 18h30, quando haverá a solenidade de recondução de Júlio Reis ao cargo do secretário de Estado da Segurança Pública. Isso porque Júlio é de Cascavel, embora ele esteja no cargo desde fevereiro. Haverá ainda assinatura de convênios e anúncio de medidas do Programa Paraná Seguro.

Fim da polêmica

Em Cascavel, Cida deve pôr fim a uma queda de braço política instalada nos últimos dias do Governo Beto Richa. Ela vai anunciar a UPS Oeste, que será instalada no Bairro Santa Cruz. Quem reforça o convite é o deputado estadual Adelino Ribeiro (PRB). O anúncio deve ser feito às 18h30 na Univel.

Quase escravidão

O vereador Albino Corazza Neto (PDT) afirma que coletores de materiais recicláveis de Toledo trabalham em processo de semiescravidão. O legislador questiona as condições de trabalho e de reconhecimento da categoria. Na tribuna da Câmara, Albino Corazza pediu fiscalização e medidas que protejam os trabalhadores e seus ganhos reais.

Amor bandido

O vereador Antônio Sérgio de Freitas (PSL) foi eleito segundo vice-presidente da Câmara de Vereadores de Toledo. Ele fez a estreia com uma declaração de amor ao ex-presidente Lula, mas disse que terá que apoiar Jair Bolsonaro, que deve ser candidato à Presidência da República pelo seu partido. O vereador se declarou eleitor fiel de Luiz Inácio Lula da Silva.

Horas extras

Ainda em Toledo… Depois que a Promotoria Pública deflagrou a operação “Dolce Lavoro”, que recolheu informações e cartões-ponto de servidores da Saúde, o caso pode virar CPI na Câmara. O Ministério Público mantém as investigações de forma sigilosa, mas deve apresentar nos próximos dias novidades sobre o caso. A Câmara de Vereadores aguarda essas informações para dar encaminhamento às suas investigações.

Pagamento salgado

Uma das poucas informações divulgadas até agora diz respeito ao pagamento de mais de R$ 45 mil em horas extras em 90 dias ao mesmo servidor.

ParanáPrevidência

A polêmica em torno do ParanáPrevidência criada no Governo Beto Richa vira audiência pública. O encontro será na próxima segunda-feira (7), na Assembleia Legislativa do Paraná, às 9h. Segundo o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alep, deputado Requião Filho, o encontro visa discutir as políticas públicas, o equilíbrio financeiro das reservas dos pensionistas e aposentados e o futuro da Paraná Previdência.

“Tragédia”

Segundo o deputado, é preciso discutir o “calote” do Governo Richa aprovado dia 29 de abril de 2015, data do confronto histórico entre servidores e a polícia no Centro Cívico. “Precisamos avaliar qual o futuro do nosso sistema previdenciário estadual, diante das trágicas consequências do ajuste fiscal promovido pelo Governo Richa, em 2015. Ele foi grande responsável pela falência do Fundo de Previdência do Estado, que não terá recursos suficientes até 2037 para pagar os aposentados e os pensionistas”.

Novos servidores

Na manhã de ontem, quatro novos servidores assinaram o termo posse e foram efetivados como os novos servidores da Câmara de Foz do Iguaçu. Os funcionários foram aprovados em concurso realizado em janeiro de 2018. Três deles ficarão lotados na Diretoria de Assuntos Legislativos e um ocupará a vaga de técnico em informática. Hoje, toma posse a nova recepcionista da Câmara.