Fiscalizações sobre o cumprimento aos decretos de situação de emergência do município de Umuarama, bem como respeito à medidas de enfrentamento da epidemia de infecção humana pelo novo coronavírus, têm flagrado muitos casos de desobediência. A Guarda Municipal e equipes de fiscais do Código de Posturas e da Vigilância Sanitária lavraram 1.016 autuações e orientações, entre os dias 20 de março e 12 de abril.
As equipes receberam 52 denúncias de andarilhos perturbando o sossego, 51 de som alto e 104 atendimentos a outras. Em quatro situações, pessoas foram presas em flagrante. Entre a última sexta-feira (10) e domingo (12), a GM atendeu a 42 chamados referentes a pessoas ou estabelecimentos descumprindo as normas determinadas para combater a propagação da Covid-19.
Supermercados que não controlaram o fluxo de clientes nem higienizavam carrinhos, bares comercializavam bebidas para consumo no local, jovens se aglomeraram em praças, conveniência vendia bebidas para consumo em pátio de postos e distribuidora de bebidas serviam clientes no entorno.
No sábado, 11, a força-tarefa notificou e fechou bares e lanchonetes, igrejas e outros estabelecimentos.