O Centro Universitário de Cascavel – Univel é uma das IES (Instituições de Ensino Superior) de Cascavel selecionadas para participar do Projeto Rondon. A iniciativa do Governo Federal, em parceria com IES reconhecidas pelo Ministério da Educação, visa contribuir por meio de ações para o desenvolvimento local sustentável permanente das comunidades, principalmente na melhoria do bem estar social e na construção da cidadania. A operação, além de colaborar para a população local das cidades selecionadas, estimula o desenvolvimento social e ambiental, também proporciona uma experiência importante para os alunos.
A equipe formada por acadêmicos e professores já foi selecionada e contará com a participação do coordenador dos cursos de Jornalismo e Fotografia e professor coordenador da equipe, Anderson Costa, o professor adjunto, Giovani Pinheiro e os alunos, Aline Tauany Machado Krupeniski, Darci Ambrosio Ribeiro, Érica Cristina Guimarães Barros, Grassiela Pinho, Kássia Paloma Beltrame, Suélen dos Santos Barbosa, Talyson Byk Schinvelski e Wanderson Nunes Barbosa.
Os acadêmicos começaram a se reunir aos sábados para discutir o andamento do projeto e decidir as ações que serão realizadas na Operação Palmares, na cidade de Quebrangulo, Alagoas, onde se unirão com a equipe do Centro Universitário Hermínio Ometto – FHO de Uniararas, São Paulo. Quebrangulo é conhecida por ser a terra natal do escritor Graciliano Ramos e tem uma história marcada por enchentes que destruíram parte da cidade.
A aluna do curso de Direito da Univel, Aline Tauany Machado Krupeniski, se identificou de imediato com o projeto e está ansiosa para colocar em prática tudo o que aprendeu. “Estamos em fase de aperfeiçoar as oficinas, já temos definido o que cada aluno vai fazer lá, mas agora estamos estudando mais a fundo o que vai ser desenvolvido e proposto para a sociedade. Pretendo aproveitar ao máximo e oferecer o que tiver de melhor para o pessoal de Quebrangulo”, conta Aline.
No Projeto existem dois grupos, o Conjunto A, que reúne saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça, e o Conjunto B, que engloba as áreas de comunicação, tecnologia, trabalho e meio ambiente. A Univel está enquadrada no Conjunto B e realizará oficinas, palestras e workshops. “Os alunos estão compartilhando seus conhecimentos, para entrar em contato com as outras áreas”, explica o coordenador da equipe, Anderson Costa.
A viagem está marcada para o dia 13 de julho e os acadêmicos retornam no dia 30. O objetivo é que alunos e professores voltem e desenvolvam as mesmas atividades nas escolas próximas da Univel. “Achamos importante essa contrapartida em Cascavel, nós também temos população carente que precisa de atenção aqui perto”, comenta o coordenador.