Zurique – A Fifa divulgou nessa quinta-feira a última parcial do ranking de seleções masculinas antes do início da Copa do Mundo. A Alemanha segue líder, seguida pelo Brasil. Já a Rússia, país-sede da competição, caiu para a 70ª posição, a mais baixa entre todos os participantes do torneio.
Depois de perder para a Áustria e empatar com a Turquia em amistosos preparatórios para o Mundial, a Rússia perdeu cinco posições no ranking. Com isso, foi ultrapassada pela Arábia Saudita, que agora ocupa o 67º lugar, e se tornou a seleção com pior colocação entre todas as que disputarão a competição.
Curiosamente, o jogo de abertura da Copa do Mundo vai colocar frente a frente Rússia e Arábia Saudita, as duas piores seleções do torneio de acordo com o ranking divulgado ontem pela Fifa.
Já a Alemanha, atual campeã do mundo, começa a Copa líder do ranking, seguida pelo Brasil. A seleção alemã soma 1.558 pontos, enquanto a seleção brasileira está com 1.431. Em seguida, aparecem Bélgica, com 1.298, Portugal, com 1.274, e Argentina, com 1.241.
A Suíça, adversária de estreia do Brasil na Copa está em sexto, com 1.199 pontos. Outros rivais da seleção no Grupo E, a Costa Rica está em 23º, com 884 pontos, e a Sérvia em 34º, com 751 pontos.
Olheiro
Observador do Atlético-PR, Bruno Baquete está de malas prontas para a Rússia. Ele, que já colaborou com a seleção brasileira ao longo das Eliminatórias, terá a missão de acompanhar os jogos do Grupo F da Copa do Mundo, o que conta com Alemanha, México, Coreia do Sul e Suécia, e que definirá o adversário do Brasil nas oitavas de final do Mundial, caso a seleção de Tite avance.
Opostos
Um dia após o anúncio do último ranking da Fifa antes do início da Copa do Mundo, o amistoso entre Alemanha e Arábia Saudita, às 14h30 (de Brasília) desta sexta-feira ganha ainda mais status de duelo de opostos. Enquanto a seleção alemã iniciará o Mundial no topo da lista da Fifa, os sauditas amargam a condição de penúltima melhor equipe. Neste jogo, o meia Mesut Ozil é desfalque para os atuais campeões, por causa de dores no joelho. Ele não é preocupação para a estreia na Copa, no dia 17 (domingo), contra o México. O Grupo F tem ainda Suécia e Coreia do Sul.
Boicote
A Austrália seguiu a Inglaterra e também vai boicotar diplomaticamente a Copa do Mundo da Rússia. O governo do país oceânico, que representa a Ásia no futebol, anunciou que não enviará representantes ao Mundial em virtude das divergências com o presidente Vladimir Putin. A relação geopolítica dos australianos com os russos se tornou difícil desde 2014. O país da Oceania acusou a Rússia de violar os direitos humanos e as leis internacionais durante a guerra de Criméia. Sem qualquer representante do governo, a Austrália estreará dia 16 (sábado) contra a França. A equipe asiática, sorteada para o Grupo C, ainda enfrenta Peru e Dinamarca na briga por uma vaga nas oitavas de final.
Imagem negativa
De acordo com pesquisa de opinião publicada ontem pelo jornal francês “Le Parisien”, 53% da população da França tem uma imagem negativa da seleção local às vésperas da Copa do Mundo de 2018. Conduzida pelo instituto OpinionWay, a pesquisa apontou que 30% do público gosta “pouco” da seleção francesa, enquanto 23% “não gostam nada” do time comandado por Didier Deschamps. A parcela do público que apoia a equipe é de 46%.