Saúde

Suspeitas de coronavírus são monitoradas pela Secretaria de Saúde em Umuarama

Junto aos três casos, outras cinco pessoas, que mantiveram contato com alguns desses pacientes, também estão sendo monitoradas.

Paciente com suspeita de coronavírus passou pelo Pronto Atendimento em Umuarama antes de ser transferido para o hospital - Foto: Alex Miranda
Paciente com suspeita de coronavírus passou pelo Pronto Atendimento em Umuarama antes de ser transferido para o hospital - Foto: Alex Miranda

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (13), a secretária de Saúde, Cecília Cevidini, confirmou o isolamento domiciliar de seis pessoas com suspeitas do coronavírus e que apenas um caso está sob investigação: trata-se de uma mulher de 52 anos que voltou recentemente dos Estados Unidos e apresentou sintomas compatíveis com o coronavírus.

“Ela foi atendida no Pronto-Atendimento e está em isolamento em casa. Outras cinco pessoas que tiveram contato com ela também estão sendo monitoradas pela Secretaria de Saúde”, disse Cecília.
Apesar de o caso já ter sido comunicado ao governo, não estava no relatório oficial da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) desta sexta. De acordo com Cecília, a paciente chegou a fazer os exames, mas o resultado do Lacen é divulgado entre sete e dez dias depois da coleta.
“Apenas um caso suspeito, porque os outros cinco não apresentaram sintomas. Eles estão em isolamento porque tiveram contato próximo com a mulher”.

Sem pânico

A secretária faz questão de ressaltar que não há motivos para pânico e que as pessoas devem manter os cuidados com higiene.
Ela lembrou do caso de um homem de 52 anos que deu entrada no PA 24Hr na última quarta-feira (11) com suspeita de coronavírus que possui doença pulmonar crônica obstrutiva (DPCO) e de um casal que recentemente chegou de um cruzeiro e também foi colocado sob observação em Umuarama.

Outras suspeitas
O casal que está em isolamento vem sendo monitorado pela Secretaria de Saúde, além do paciente que também era monitorado entre quarta-feira (11) e quinta-feira (12) no Município, com suspeita de coronavírus.
Junto aos três casos, outras cinco pessoas, que mantiveram contato com alguns desses pacientes, também estão sendo monitoradas.
O casal retornou recentemente de um cruzeiro e apresentou sintomas de uma gripe forte e teve material coletado pela 12ª Regional de Saúde. O laboratório oficial, o Lacen, informou que o resultado deve sair ainda neste sábado.
De acordo com Viviane Herrera, chefe da 12ª Regional de Saúde, o primeiro exame feito para analisar o caso de coronavírus deu resultado negativo, apesar de as autoridades de saúde ainda aguardarem resultado oficial do Laboratório Central.
Conforme a secretária de Saúde de Umuarama, Cecília Cevidini, o outro caso considerado suspeito seria de um homem que teria procurado o Pronto Atendimento 24 Horas na quarta-feira (11) e foi diagnosticado com síndrome gripal. O paciente relatou que havia recentemente chegado da Espanha. Apesar de os resultados iniciais de exames terem dado negativo para coronavírus os casos não foram completamente descartados pela secretaria.
“Seguimos o protocolo do Ministério da Saúde e colocamos o paciente em isolamento. Ele foi examinado e os resultados apontaram normalidade. Na quinta-feira ele foi transferido para um hospital e submetido a tomografia. O resultado para covid-9 deu negativo, mesmo assim permaneceu sob monitoramento”, revelou a secretária, ressaltando que o paciente teria apresentado um exame feito na Espanha que já apontava sinal negativo para o coronavírus.
Informativo
Em Umuarama as pessoas que tiverem suspeita de coronavírus podem manter contato com a Secretaria de Saúde através dos telefones (44) 3639-1900 ou (44) 98457-1261. Também participaram da coletiva outros membros da Prefeitura, entre eles os chefes de Atenção Primária em Saúde, Elizeu Ampessan e a chefe da Covisa, Maristela de Azevedo Ribeiro. No Paraná são seis casos confirmados da doença: cinco em Curitiba e um em Cianorte, Segundo a Sesa todos os casos são “importados”; as pessoas foram contaminadas durante viagem ao exterior.

Veja abaixo a entrevista da secretária Municipal de Saúde Cecília Cevidini: