Vitória – Nesta sexta-feira (29), os auditores fiscais federais agropecuários (Affas) vão realizar uma série de atividades em comemoração ao Dia do Auditor Fiscal Federal Agropecuário, celebrado no dia 30 de junho. Entre as atividades está uma assembleia geral que pode aprovar um indicativo de paralisação.
Haverá ações em todos os estados e parte da assembleia será transmitida a partir do Porto de Santos, por videoconferência. Será apresentada uma contraproposta ao projeto de modernização da defesa agropecuária que o Ministério apresentou em março. O Anffa Sindical analisou a proposta, discutiu com a categoria e o resultado desse trabalho será apresentado nesta sexta-feira. "Nós concordamos com boa parte do projeto apresentado, mas há divergências e essas, para nós, são inaceitáveis, como a limitação das competências da Secretaria de Defesa Agropecuária", afirma o líder sindical Antônio Andrade.
O sindicato acrescentou à proposta processos que valorizem a meritocracia na ocupação de cargos e capacitação ao longo da vida profissional do auditor. "A assembleia geral também vai tratar dos nossos outros pontos de reivindicação, como a realização de concurso público para o preenchimento das 2.500 vagas que estão abertas, o pagamento do adicional de fronteiras, já combinado com o Mapa e cumprido muito parcialmente, e a equiparação salarial com as demais carreiras de auditores", explica Andrade.
Em todos os Estados, as delegacias sindicais do Anffa farão atividades.