Política

Abertura de vagas e posse de novos professores

Toledo – O Município de Toledo tem avançado no âmbito da educação. Além do chamamento para matrículas nos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil), novos professores foram empossados na última sexta-feira (6). A solenidade ocorreu no auditório Acary Oliveira, anexo à Prefeitura de Toledo.

Os novos servidores públicos assumiram a vaga de professor T20, do concurso que foi realizado em 2015. O chamamento foi para 40 profissionais da área, mas somente 23 se apresentaram para assumir suas respectivas vagas. Em breve haverá nova convocação.

“Com esses 23 profissionais vamos conseguir organizar bem os nossos quadros. Ainda temos algumas dificuldades, mas a gente já consegue dar uma dinâmica, um prosseguimento dentro do trabalho pedagógico que precisa ser realizado nas escolas.”, informou a secretária de Educação, Edna Heloisa Schaeffer.

Esses novos profissionais iniciaram seus trabalhos no mesmo dia em que foram empossados. A contratação foi possível após acordo judicial entre o Município e a Promotoria Pública que deu a possibilidade de novos cargos aos professores. Eles foram distribuídos em várias escolas, principalmente as que ainda estão com necessidades desses profissionais. Alguns servidores vão para escolas dos distritos.

lembrar que, como qualquer servidor público, os professores passarão durante três anos pelo estágio probatório, que a cada seis meses tem avaliação do desempenho do servidor, de modo que depois dos três anos ele passa a ser estatutário. O servidor que não atingir a média 7 no decorrer desses três anos não ingressará de modo estável dentro do serviço público.

Abertura de vagas nos Cmeis

A Secretaria Municipal da Educação de Toledo iniciou na sexta-feira (6) um novo chamamento para matrículas nos Cmeis. São ofertadas 13 vagas para crianças que atendem aos critérios de prioridade estabelecidos pela Instrução Normativa 01/2017 e outras 211 vagas para atendimento em jornada educacional parcial, totalizando 224 vagas para atendimento no segundo semestre deste ano.

A prefeitura ampliou consideravelmente o número de vagas em Cmeis desde o ano passado. Em dezembro de 2017, quando a gestão assumiu, 1.446 crianças estavam aguardando na fila de espera para serem chamadas. Conforme dados da Secretaria, 235 ainda esperam, lembrando que a média de solicitação de matrícula é de 130 a 135 por mês.

Além da redução da lista de espera, outra ação importante é a criação dos Polos Municipais de Educação Infantil. Ou seja, as solicitações feitas a partir de janeiro deste ano passaram a compor listas distribuídas entre os seis polos criados pelo Município. Cada polo é composto por Cmeis de cada uma das regiões da cidade.