Cotidiano

10 mil tachões vão demarcar corredores de ônibus, em Cascavel

Ao logo dos três corredores exclusivos para os ônibus do transporte público de Cascavel serão instalados 10 mil tachões de trânsito refletivos. Eles vão ocupar uma extensão de 26 quilômetros, somando os dois sentidos das faixas dos coletivos das Avenidas Brasil, Barão do Rio Branco e Tancredo Neves.

A licitação para a compra dos tachões já está tramitando nos setores responsáveis da prefeitura. A empresa vencedora terá ainda que executar a pintura de sinalização horizontal e faixa contínua para o sistema de transporte. A previsão de investimento é de cerca de R$ 700 mil. Após a assinatura da ordem de serviço, o prazo de execução será de 60 dias.

Os tachões não impedem os ônibus de ultrapassar uns aos outros se necessário. “Claro que, com a velocidade reduzida, se um veículo tiver problemas técnicos no meio do corredor, o ônibus que vem atrás conseguirá ultrapassar pela direita. Os tachões ajudam a organizar e a separar o sistema dos demais veículos”, explica o engenheiro responsável pelo projeto, Juliano Denardi, da Cettrans (Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito).