No próximo sábado, 09, às 15h30, a artista cascavelense Gabriela Queiroz abre sua exposição individual ‘Margens de Si’, no Museu de Arte de Cascavel. As obras podem ser vistas até janeiro de 2025 e visitas guiadas para grupos e estudantes podem ser agendadas.
‘Margens de Si’ é a primeira individual da artista cascavelense e vai percorrer o Paraná em 2024 e 2025 passando pelas cidades de Maringá, Cascavel e Curitiba. As obras selecionadas promovem diálogos entre a linguagem gráfica tradicional e contemporânea, tendo como instrumentos a litografia, a calcografia e videoarte e têm a curadoria de Antonio C. Machado.
Serão expostas 45 obras com 78 peças produzidas pela artista entre os anos de 2005 e 2024. “O autorretrato como criação de um corpo-espelho, um corpo de resistência formado por muitas faces. A repetição até a exaustão, a combustão, e um novo nascimento. Quantas vezes é necessário repetir para se reinventar? O quanto de si é silenciado para sustentar a sobrevivência cotidiana?”, questiona a artista.
O projeto também conta com importantes contrapartidas sociais. Serão oferecidas três oficinas de iniciação à gravura contemporânea que serão ministradas pela artista em escolas públicas e três palestras com a professora da UDESC, Sandra Favero, em cada uma das cidades contempladas pelo projeto.
No dia 12/11, às 19h30, será ministrada a palestra ‘Do percurso artístico na gravura contemporânea ao encontro com o autorretrato e as escritas de si’, com a professora doutora da Universidade de Santa Catarina (UDESC), Sandra Favero. A palestra será online pelo zoom e as inscrições podem ser feitas através do link disponível no perfil @margensdesi.
A proposta foi selecionada pelo Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (PROFICE da Secretaria de Estado da Cultura), Governo do Estado do Paraná e conta com o importante patrocínio da Copel. Em Cascavel, a exposição recebe ainda o apoio da Secretaria de Cultura do município.
Serviço:
09/11 às 15h30 Abertura da exposição ‘Margens de Si’ no Museu de Arte de Cascavel. Rua Mato Grosso, 2909 – Centro.
12/11, às 19h30 Palestra: “Do percurso artístico na gravura contemporânea ao encontro com o autorretrato e as escritas de si”. Palestra online pelo zoom.
Visitação: Aberta e gratuita de 11 de novembro até janeiro de 2025, das 08h às 17h30
Agendamentos para visita guiada: Pelo email [email protected]
Conheça a artista
Gabriela Queiroz é natural de Cascavel-PR, graduou-se em Artes Visuais na Udesc (2011). Sua produção artística é voltada para o exercício do autorretrato, o espelhamento da imagem e os aspectos simbólicos que derivam dessa dinâmica. Desenvolve sua pesquisa através de múltiplas técnicas, fazendo do autorretrato uma trajetória de autoconhecimento. Exposições: Visibilidade – Florianópolis. 2006; Contiguidades – Museu Hassis – Florianópolis. 2006 e Galeria Municipal de Arte de Itajaí SC. 2007; 1o Encontro de Ateliês e Espaços de Arte em Cascavel. 2017; Panorama de Artes Visuais de Cascavel – Edições 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023.
O curador
Antonio C. Machado é artista, fundador e articulador do Museu de Arte Cascavel e da Associação dos Artistas Plásticos de Cascavel (AAPLAC). É Coordenador do MON. Cascavel – Plataforma avançada do Museu Oscar Niemeyer de Curitiba em Cascavel/PR.
Membro do Conselho de Políticas Culturais de Cascavel desde 2017 até o presente momento – pelo Governo representante da Setorial de Artes Visuais. Coordenou a realização da 20ª e 21ª Mostra Cascavelense de Artes Plásticas 2017/2019.
Conheça a palestrante:
A palestrante é natural de Curitiba e mora atualmente em Florianópolis. Tem doutorado em Poéticas Visuais pela USP e é professora de gravura nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Catarina. Integrou exposições nacionais e internacionais desde 1978.
Crédito: Divulgação