Conforme planejado, na noite de segunda-feira (7) os controles preventivos e de conscientização foram reativados para evitar a disseminação da covid-19 no Paraguai, e principalmente no Alto Paraná, cuja capital é Cidade do Leste.
Diversas unidades da Polícia Nacional departamental, acompanhadas por funcionários da Décima Região de Saúde e do Ministério Público, percorreram as ruas do departamento. Durante a operação que se iniciou pontualmente às 23h, os intervenientes visitaram vários estabelecimentos gastronômicos e adegas, aos quais foi solicitado o encerramento das suas atividades, e o pedido do uso de máscara.
A Diretoria de Polícia de Alto Paraná informou que foram autuadas 25 motocicletas, das quais cinco acabaram apreendidas por transgressão das leis de trânsito. Da mesma forma, 13 carros e caminhões e cerca de 50 pessoas foram abordadas. Em todos os procedimentos foi lavrada a correspondente ata que será encaminhada ao Ministério Público.
Fortes Controles
O objetivo dos controles fortes é evitar a aglomeração de pessoas e o contágio massivo da covid-19, conforme instituído pelo Decreto Presidencial nº 4.455.
Da Décima Região de Saúde, afirmaram que a verificação de bares, restaurantes e locais de eventos é a tarefa delineada, visto que nesses locais há maior concentração de pessoas à noite.
Lembrando que o horário de circulação permitido é das 05h às 23h e a venda de bebidas alcoólicas é proibida a partir das 22h. Aquelas pessoas que forem surpreendidas na rua após as 23h, sem justificativa válida, serão colocadas à disposição do Ministério Público e seu veículo será requisitado. Os controles vão até o dia 20 de dezembro, a pedido do Ministério da Saúde.