Toledo, cidade no oeste do Paraná, registrou aumento no número de casos de Covid-19 em crianças de zero a 9 anos, segundo Secretaria Municipal da Saúde. De acordo com dados da secretaria, nas três primeiras semanas deste ano, foram 30 novos casos. Já entre os dias 22 e 31 de janeiro, o número subiu para 130.
Em todo o ano de 2021, segundo a secretaria, foram 237 crianças que testaram positivo para Covid-19.
O aumento de casos faz parte da condição natural de sobrevivência do vírus, segundo a secretária de Saúde, Gabriela Kucharski, que explica que como outras faixas etárias já foram imunizadas, o vírus migra para outros hospedeiros.
“No ambiente externo, o vírus permanece entre 24 e 48 horas. Nas pessoas com esquema vacinal completo, ele não tem mais força e letalidade, por isso busca ambientes mais favoráveis para infectar, nesses casos, as crianças”, explica.
Conforme a secretaria, a vacinação das crianças na cidade está sendo aplicada para aquelas com 8 anos ou mais, com deficiência permanente ou comorbidades.
A secretaria de saúde reforça que a vacina é segura e lembra que entidades como a Sociedade Brasileira de Pediatria, Sociedade Brasileira de Infectologia, Sociedade Brasileira de Imunizações, a Academia Americana de Pediatria, Centers for Disease Control and Prevention (CDC/Estados Unidos), União Européia, entre outros órgãos de referência mundial incentivam, a vacinação.
Documentos e locais de vacinação pediátrica
Conforme a secretaria de saúde, para receber a dose pediátrica da vacina é necessária a apresentação de documento com foto, carteira de vacinação, CPF e cartão SUS da criança e os pais ou responsáveis devem apresentar documento pessoal com foto e comprovante de residência.
Horários e locais para vacinação pediátrica contra o coronavírus em Toledo:
- UBS Alto Panorama – 13h30 às 17h30
- UBS Pancera – 8h às 11h
- Centro de Saúde – 13h às 18h30
- UBS Europa – 13h às 16h
- UBS Jardim Porto Alegre – 7h às 12h30
G1 Paraná