O corpo clínico do Hospital do Coração, em Cascavel, paralisou os trabalhos neste sábado (14).
Há 30 dias eles divulgaram uma carta alertando para a situação precária, inclusive com a falta de recursos para trabalhar e atender os pacientes, além dos constantes atrasos no pagamento de salários.
No documento, eles pediam solução urgente para os problemas.
O prazo vence hoje.
Uma fonte que pediu para não ser identificada repassou a seguinte mensagem sobre a situação do hospital:
“Coisa simples
Só para avisar que paramos
O hospital está sem hemodinâmica
Sem cirurgia cardíaca e sem plantão conforme o comunicado entregue há 30 dias
Abraço
E que Deus nos ajude e aos pacientes”
Regulação de pacientes
O Complexo Regulador Macrorregional do Consamu (Consórcio Intermunicipal Samu Oeste) informou à reportagem do Jornal O Paraná que contactou o Hospital e identificou plantonistas trabalhando e acessíveis, mas com a máquina de Hemodinâmica – exame que identifica obstruções das artérias coronárias ou avalia o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco para diagnosticar uma possibilidade de infarto agudo do miocárdio ou determinar a exata localização da obstrução que está causando este infarto – indisponível.
Pacientes continuam sendo regulados para o Hospital em casos que necessitam apenas de tratamento medicamentoso. Os demais serão levados aos Hospitais São Lucas, HU (Hospital Universitário) de Cascavel e Salete, conforme cada caso chegue na regulação. Caso seja necessário será buscada vaga no âmbito da macrorregulação.
A reportagem do jornal O Paraná tenta contato com as autoridades municipais e estaduais, assim como com a direção do hospital, para saber o que será feito especialmente com os pacientes.
As informações serão divulgadas assim que chegarem as respostas.
Reportagem em apuração.