A secretaria municipal de Saúde suspendeu nesta terça-feira (16), o atendimento da UBS (Unidade Básica de Saúde) Maria Alegretti, do Bairro São Luiz, em razão da confirmação de covid-19 em uma funcionária da limpeza a qual, acabou não informando a direção da UBS tão pouco buscou serviço médico, mesmo estando há cerca de quatro dias com sintomas.
Diante dessa situação, a melhor alternativa foi o fechamento por três dias da unidade uma vez que, não houve os cuidados necessários e o ambiente e outros funcionários podem ter sido contaminados: “Permanecerá fechada de quarta até sexta-feira, retornando a atendimento normal na segunda-feira,” afirma a secretária de Saúde, Terezinha Madalena Bottega.
Casos
No fim da tarde desta terça-feira (16), a secretaria de Saúde realizou mais um teste rápido o qual positivou para a doença. Com isso, o Município passa a ter 30 pessoas com coronovaríus e todas elas estão sendo medicadas ou encaminhadas para unidades especializadas na região. Um dado positivo, é que cinco pacientes já se recuperaram da patologia e tiveram alta.
Comitê
O Comitê de Combate ao coronavírus reuniu-se na tarde de hoje, no auditório da Câmara Municipal, mediante o distanciamento social e uso de máscaras, para deliberar sobre novas medidas de proteção e contenção à pandemia. Vale ressaltar que as medidas visam evitar o lockdown que é o fechamento total do comércio. Entre as mudanças que serão publicadas em decreto estão:
- Alteração do toque de recolher
- Suspensão de algumas atividades coletivas;
- Ações de prevenção de cunho regional, envolvendo municípios vizinhos;
- Aumento da frequência da sanitização dos ambientes públicos;
- Envolvimento do Conselho de Segurança e demais corporações de segurança pública para ações conjuntas de fiscalização e controle;
- Intensificação das campanhas publicitárias;