Curitiba – A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde), está fazendo um alerta para a população sobre os cuidados com animais peçonhentos, especialmente o aparecimento de escorpião. A alta temperatura e chuvas constantes neste período do ano propiciam o aumento no número de casos envolvendo acidentes provocados por estes animais. Os escorpiões normalmente são encontrados em ambientes escuros, úmidos e com pouca movimentação.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, nesse período de altas temperaturas e com a incidência de muita chuva, eles acabam saindo de seus abrigos pelo excesso de água ou pelo calor. Por isso, medidas simples como manter os quintais limpos, evitando o acúmulo de entulhos, materiais de construção e resíduos orgânicos podem dificultar o aparecimento e proliferação dos mesmos.
Evitar o acúmulo de entulhos é uma das principais medidas para reduzir o surgimento desses animais, pois esses são locais que podem atrair insetos, como baratas, que são sua principal fonte de alimento. Com maior circulação de escorpiões, os acidentes também aumentam. No Paraná, segundo dados preliminares do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), neste ano, já foram registrados 3.162 casos em todo o Estado.
A maioria dos acidentes foi na regional de saúde de Maringá, que teve 869 casos, em seguida Paranavaí com 603 e Cornélio Procópio com 377. Em 2021 foram registrados 4.059 acidentes com escorpiões. De acordo com o biólogo da Divisão de Vigilância de Zoonoses e Intoxicações da Sesa, Emanuel Marques da Silva, em caso de acidente, o paciente deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento o mais rápido possível.
“Principalmente no caso das crianças, pois elas têm alto potencial de gravidade ao ser picada por um escorpião, por esse motivo, o quanto antes receber atendimento, menores serão os danos causados pelo envenenamento”, afirmou. Sempre que possível, o animal causador do acidente deve ser levado junto ao serviço de saúde. “O tratamento é realizado a critério médico, conforme sinais clínicos de envenenamento, mas levar o animal causador do acidente ou mesmo uma foto, irá auxiliar de forma primordial no diagnóstico”, completou o biólogo.
Ao encontrar um escorpião, com muito cuidado, ele deve ser colocado em um pote com tampa para ser encaminhado às autoridades de saúde. A picada de um escorpião causa dor imediata, podendo irradiar para o membro e ser acompanhada de adormecimento, vermelhidão e suor. Podem surgir suor excessivo, agitação, tremores, náuseas, vômitos, salivação excessiva, dentre outros sintomas mais graves.
Para tirar dúvidas sobre acidentes causados por animais peçonhentos e intoxicações, a população pode ligar no 08000 410 148 – Centro de Informações e Assistência Toxicológica do Paraná.
+++
Foz do Iguaçu: unidades abrem neste sábado para o Dia D do Novembro Azul e Vermelho
Foz do Iguaçu – No próximo sábado (19) todas as 29 Unidades Básicas de Saúde de Foz do Iguaçu estarão abertas das 9h às 15h para o Dia “D” do Novembro Azul e Vermelho, o mês de cuidado com a saúde de homem e prevenção ao câncer de boca. Haverá oferta de atendimento médico e solicitação de exames de rastreamento do câncer de próstata, além de rodas de conversa, testes rápidos contra ISTs (Infecções sexualmente transmissíveis) e atendimento odontológico em algumas unidades para pessoas com lesões ou sinais sugestivos da doença.
Além disso, as equipes irão atualizar a carteirinha de vacinação de crianças, adolescentes e adultos, com foco especial na vacina contra a Covid-19.
“A quarta dose da vacina já está disponível para o público acima de 18 anos, então vamos aproveitar este dia ‘D’ para atualizar a carteira de vacinação das pessoas que não conseguem buscar as unidades durante a semana”, informou a secretária de saúde, Jaqueline Tontini. Podem receber o imunizante aqueles que tomaram a última dose há pelo menos quatro meses.
Na Unidade de Saúde do Profilurb II acontecerá uma mobilização especial em parceria com os Clubes de Rotary, que ofertam brinquedos infláveis, algodão doce, pipoca e gelinho para as crianças. Os personagens como o Zé Gotinha e Maria Gotinha também marcarão presença para estimular a vacinação dos pequenos. O horário de atendimento é o mesmo das demais unidades, das 9h às 15h.