Na manhã desta segunda-feira (3) professores da rede estadual de ensino iniciaram uma greve (veja o vídeo abaixo). O motivo alegado pela APP Sindicato, que representa a classe, são questões que envolvem o programa Parceiro da Escola, além da falta de diálogo com o Governo sobre pautas importantes para a categoria.
Nesta tarde, os manifestantes se encontraram em frente a Assembleia Legislativa e invadiram o local, o qual estava permitida a entrada apenas de parlamentares e servidores da Casa. Os grevistas foram até o plenário e a sessão foi suspensa.
Houve registro de depredação no prédio público.
Ainda na sexta-feira (31), o Governo do Estado havia emitido um comunicado infornado que faltas de professores e funcionários da Educação a partir de hoje terão desconto em folha de pagamento.
PARCEIRO DA ESCOLA
O programa Parceiro da Escola, apontado como motivo da greve, foi concebido justamente para apoiar os diretores. Como o nome informa, ele prevê uma parceria. Ele tem o objetivo de permitir que os diretores se dediquem apenas às atividades pedagógicas para promover um aprendizado ainda maior dos estudantes da rede. O projeto de lei que está em análise na Assembleia Legislativa também propõe um modelo democrático com consulta de pais, estudantes, professores e diretores antes da efetivação.