O PARANÁ ENTREVISTA

Suco garante que, apesar de ser da base, 'não vai falar amém para tudo que vier'

Foto: Vandré Dubiela
Foto: Vandré Dubiela

Dando seguimento à série de entrevistas exclusivas do jornal O Paraná com os vereadores eleitos pela primeira vez para o exercício do mandato em Cascavel, a conversa desta edição é com Alexandre Rodson Guerino, o Suco (PSD). O objetivo da série é aproximar os eleitores das propostas e trajetórias dos seus novos representantes. Suco conquistou 1.962 votos nas urnas no dia 6 de outubro. Esta foi a primeira vez que disputou um cargo à Câmara de Cascavel, em outra oportunidade, ele já havia disputado à eleição para deputado estadual. Durante a conversa, Suco falou sobre os planos para seu primeiro mandato, com ênfase para o esporte, além da atenção ao setor industrial, também vital para a economia. Confira a entrevista na íntegra, em vídeo, no portal www.oparana.com.br.

O Paraná – Qual a análise que você fez dessa disputa e a sua eleição para vereador de Cascavel?

Suco – Graças à eleição de deputado estadual que participei em 2022, aprendi muito. Por mais que eu tenha mais de 20 anos na vida pública fazendo política, sempre atuava nos bastidores e a eleição de deputado em 2022, de deputado estadual, fez com que eu fosse para a linha de frente, eu fosse o candidato. Eu que fiz a minha própria campanha pedindo voto. E pode ter certeza que graças a essa eleição que eu me tornei vitorioso na eleição de vereador. O que eu posso dizer comparando uma com a outra é que, por mais que a eleição de deputado estadual seja regionalizada, pega o estado todo, confesso que não existe eleição mais difícil do que eleição de vereador. Porque você disputa o voto com muitos candidatos. Você disputa o voto às vezes com seus amigos. Então para você fidelizar o teu voto, você tem que pedir o voto, às vezes, várias vezes para as mesmas pessoas. Porque tem muita gente próxima que também pede o mesmo voto para a mesma pessoa.

O Paraná – Você também teve uma votação expressiva, foram 1.962 votos. Para um vereador que se elege pela primeira vez, é uma grande votação.

Suco – Eu tive a felicidade de ser o mais votado dentro do PSD. A nossa expectativa no primeiro momento era eleger duas cadeiras no partido e, graças a Deus, com apoio de toda a chapa, todo mundo trabalhou direitinho e a gente acabou fazendo 3 e, por pouco, não fizemos a quarta cadeira. Isso é um trabalho do conjunto, um trabalho de todos e bem capitaneado pelo deputado estadual Gugu Bueno que é o presidente da nossa Executiva em Cascavel e que soube conduzir os trabalhos.

O Paraná – Você é um dos nomes que defende a pauta do esporte. Essa será a sua principal bandeira na Câmara de Cascavel?

Suco – Essa é a minha principal bandeira. Eu já estou trabalhando. A importância que tem o esporte na vida das pessoas é uma coisa absurda. Se você pegar todo mundo que desde criança começou a praticar o esporte e continua até hoje, não se envolveu com coisa errada. Quando eu falo coisa errada, eu digo de drogas ou de todos os tipos, más amizades… Então, posso dizer para você que o esporte, além da questão de saúde, de ser saudável, tem essa questão que eu acabei de falar, o esporte ele diz com quem você anda no futuro. […] Estou dizendo isso para você ver a importância que tem o esporte na vida das pessoas, na vida das famílias.

E eu já estou trabalhando. Eu mesmo sem ter mandato, já viabilizei junto com o deputado Gugu Bueno um recurso para o Ninho da Cobra que é um estádio histórico na nossa cidade. E através do deputado Gugu Bueno e do governador Ratinho Júnior, que é com quem eu tenho uma proximidade, a gente conseguiu R$ 3,5 milhões, a partir do ano que vem. O projeto já está caminhando, já está andando e nós vamos discutir com o pessoal do futebol amador, porque esse estádio vai ser voltado primeiramente para o futebol amador, para as categorias de base da nossa cidade.

O Paraná – Além do esporte, quais são suas outras bandeiras?

Suco – Durante a campanha você escuta muita coisa, você ouve a população, você está próximo da população. Quando você vai pedir o voto, as pessoas acabam dizendo para você quais são os seus anseios. Uma coisa que nós precisamos dar um upgrade, vamos dizer assim, que nós precisamos dar uma sentada, uma analisada é procurar cuidar da questão dos parques industriais. Eu vejo muita empresa de pequeno e médio porte, até as grandes também, que querem se instalar em Cascavel, às vezes com certa dificuldade. Então nós temos que criar mecanismo para que a gente possa mudar isso, facilitar para uma pessoa daqui que está com uma empresa aqui dentro da cidade, que ela possa ir para um parque industrial, o município possibilitando um barracão que a pessoa pode pagar em 10, 15, 20 anos dependendo de uma lei que a gente for fazer. Esse é uma das coisas que eu vou lutar, que vou batalhar.

A saúde tem muita coisa que ainda precisa melhorar. […] Nós temos dificuldade de muitos médicos assumirem os concursos, porque às vezes o médico passa no concurso o município chama, mas ele acaba não assumindo porque na iniciativa privada ele tem o maior ganho do que vir a ser funcionário público. […] Então nós precisamos achar um mecanismo para mudar essa situação e essa é uma das coisas que eu vou lutar e vou brigar também, que foi uma das coisas que eu mais eu ouvi na campanha. A questão de vaga de creche é uma demanda muito grande. Todo dia, toda semana nasce muita criança em Cascavel e nós temos que achar mecanismo para tentar resolver isso o quanto antes.

O Paraná – Suco, você também um dos nomes da renovação. Qual a importância da renovação que a Câmara de Cascavel teve para a próxima legislatura?

Suco – Eu vou chegar com toda humildade do mundo, respeitando a todos que estão na Câmara, que se reelegeram, que já tem uma experiência e vou poder absorver muita coisa que essas pessoas têm para nos passar. E claro que nós vamos impor o nosso ritmo. Nós estamos chegando com toda a vontade do mundo. Eu confesso que eu tava até conversando com alguns dos novos [vereadores] e a nossa vontade, por mais que a gente conhece o sistema, conhece um pouco, muita coisa eu já sei, eu sei como funciona o bastidor, mas claro que eu nunca tive lá como vereador. […] Mas pode ter certeza que nós vamos chegar com todo o gás. E quando eu me for, eu quero deixar um legado, deixar um serviço prestado, um serviço bem feito, um serviço com qualidade.

O Paraná – E o que a gente pode esperar do Suco na Câmara de Vereadores a partir de 2025?

Suco – Pode esperar um vereador atuante, um vereador que se dedica às pessoas, um vereador que é da base do prefeito Renato Silva, mas é um vereador que vai fiscalizar, vai apontar o que está errado, porque esse é o papel do vereador: legislar e fiscalizar. O principal papel do vereador é esse, é fiscalizar, é cuidar do bem público; ajudar o prefeito aonde ele está errando e pode ter certeza que a minha parte eu vou fazer. Eu vou fazer de tudo para honrar os quase 2 mil votos que eu obtive nas urnas no dia 6 de outubro.

O Paraná – E quais são as suas expectativas para o Legislativo?

Suco – Eu espero que a nossa Câmara seja unida em prol dos grandes projetos, que as diferenças partidárias, as diferenças políticas fiquem na discussão, só na tribuna. E em primeiro lugar a gente tem que pensar Cascavel, pensar grande. A nossa cidade cresce todo dia, todo mês, todo ano. A nossa cidade bate recorde e nós precisamos que a Câmara esteja à altura da nossa cidade. Nós precisamos caminhar à altura do que a nossa cidade está caminhando. Então, por isso eu peço que os meus colegas vereadores, que nós tenhamos todo mundo uma unidade em prol da nossa cidade, em prol do Cascavel.

O Paraná – Você estará na base do prefeito eleito Renato Silva?

Suco – Estarei na base. O meu partido estava coligado com o prefeito Renato Silva. Eu tenho uma amizade de longa data com o Renato. Eu disse por várias vezes na minha campanha que não é porque eu sou amigo do Renato, que eu sou da base do Renato, que eu vou falar amém para tudo que vier. Claro que nós vamos discutir que eu vou estar junto, vou defender quando tenho que defender. E quando tiver que apontar alguma coisa que não ‘tá acontecendo de acordo, estarei lá também, porque o meu papel é esse. Eu fui eleito para isso, para defender os interesses da nossa população.

O Paraná – Os novos vereadores eleitos ou aqueles se reelegeram já te procuraram para falar sobre a eleição da Mesa Diretora?

Suco – Eu não fui procurado por nenhum dos candidatos. O que existe são especulações, conversa aqui, conversa ali. Então pode ter certeza que a decisão que eu tomar, vou tomar a decisão junto com a minha bancada do PSD; nós somos a terceira maior bancada se não me engano. Pode ter certeza que eu vou ouvir a bancada do PSD, vou ouvir o nosso presidente da executiva, que é o nosso deputado Gugu Bueno para tomar essa decisão em conjunto, porque nessa vida a gente não faz nada sozinho.

O Paraná – Suco, gostaria de complementar nossa conversa?

Suco – Gostaria de agradecer as 1.962 pessoas que votaram em mim, que deram o voto de confiança e dizer que a partir de agora eu sou o vereador de todos, por todos os cascavelenses. Quem precisar de um vereador o meu gabinete estará à disposição na Câmara Municipal para trazer as demandas. E claro que nem tudo a gente vai resolver, mas nós vamos atrás, nós vamos tentar fazer o nosso papel.

Foto: Vandré Dubiela