Cascavel – O médico e prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti, assumiu nessa quinta-feira (25) a presidência do Consamu (Consórcio de Saúde dos Municípios do Oeste do Paraná), em substituição ao prefeito de Corbélia, o médico Giovani Miguel Wolf Hnatuw. O mandato é de dois anos. A eleição, de consenso, foi realizada na sala de reuniões da Amop.
Com Giacometti, assumiu também o vice-presidente Leonaldo Paranhos (prefeito de Cascavel e presidente da Amop) e demais membros do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal. Logo após a eleição e posse, Giacometti nomeou para o cargo de diretor-geral do consórcio João Gabriel Avanci – que deixa a 10ª Regional de Saúde – em substituição a José Peixoto da Silva.
Giacometti, que já atuou como servidor do Samu, falou sobre a importância em reforçar o compromisso de integração entre o consórcio e as secretárias de Saúde municipais. Disse que o momento é muito delicado, por isso pretende conversar com todos os prefeitos e promete buscar mais investimentos na área da saúde.
Ele colocou o consórcio à disposição dos municípios para a aquisição de vacinas para o combate à covid-19, por meio do consórcio. “Essa questão da aquisição de vacinas é por outro consórcio, que os municípios estão articulando, e a FNP [Frente Nacional dos Prefeitos], não é pelo Consamu, inicialmente, mas, se precisar do Consamu para viabilizarmos e agilizarmos, está à disposição dos prefeitos”, assegurou.
Leonaldo Paranhos destacou a importância em ter um médico na presidência do Consamu: “Estamos dando exemplo de maturidade nesta região. Vejo muita clareza nessa composição, estamos colocando um médico na presidência do Consamu em um ano em que estamos em pandemia. Acho que isso precisa ser ressaltado, é importante o conhecimento, a ciência, as decisões corretas”, destacou.
O novo diretor João Gabriel Avanci disse que buscará dar continuidade ao trabalho realizado por José Peixoto, que deverá retornar ao quadro do Município de Cascavel.
Estrutura do Consamu
O Consamu abrange 43 cidades da região oeste, mas, pela macrorregulação, atribuição que a entidade assumiu recentemente, atende 92 municípios. Possui estrutura composta por uma Central de Regulação e frota de oito unidades de suporte avançado (USA), 27 unidades de suporte básico (USB), um helicóptero e duas motolâncias.
Somente em 2020, o Consamu recebeu 190.086 telefonemas via 192; prestou 16.451 orientações médicas; fez 9.204 envios de suporte avançado; 45.319 envios de unidades de suporte básico, 903 envios de motolância, 503 deslocamentos de helicóptero e 19.420 ações de apoio ao Siate, à Polícia Militar, a frotas municipais e a concessionárias de rodovias.
Dentre as prioridades da nova gestão estão a construção da sede própria, ampliação e renovação da frota de ambulâncias, aumento no processo de qualificação de servidores, melhoria e modernização da estrutura de atendimento e outros objetivos.
“Começamos do zero. Há oito anos, nada existia e hoje são 1.010 funcionários. Os méritos vão para a equipe de colaboradores, dedicada e preocupada com a saúde da população dos 43 municípios da área de abrangência. Entrego o cargo com todas as obrigações em dia e, principalmente, tenho convicção de que o consórcio contribuiu para a melhoria da saúde da população do oeste do Paraná”, relatou José Peixoto da Silva, que acaba de deixar a direção-geral do consórcio.