Política

Informe da redação do dia 31 de agosto de 2018

Ministro em Foz

O ministro das Cidades, Alexandre Baldy (foto), esteve em Foz do Iguaçu ontem para a entrega de mil títulos de regularização fundiária para moradores da região leste da cidade. A ação põe em ordem a vida dessas famílias que esperaram por décadas para obter o documento de garantia de posse de seus imóveis. No total, serão regularizados cerca de 9 mil imóveis. Tem mais informação sobre o assunto na página 8 desta edição.

Vêm pesquisas por aí

Já estão nas ruas mais duas pesquisas no Paraná. Na terça-feira (4) será divulgada a pesquisa encomendada ao Ibope pela RPC. No questionário a ser aplicado serão medidas, além da intenção de voto dos paranaenses para os três cargos majoritários em disputa nessas eleições, a avaliação do governo do presidente Michel Temer e a da governadora Cida Borghetti, as preferências partidárias dos eleitores e outras características como renda e religião.

Da Radar

E, na quarta-feira (5), será divulgada a pesquisa da Radar Inteligência contratada pela ADI (Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná). O levantamento também vai medir a intenção de votos dos eleitores do Paraná para os cargos de presidente, governador e senador. Além disso, os entrevistados serão questionados sobre seus hábitos de consumo de notícias.

Lula fica

Por falar em pesquisa… o TSE rejeitou um pedido apresentado pelo IDL (Instituto Democracia e Liberdade) para barrar a divulgação de pesquisas eleitorais com o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso e condenado no âmbito da Operação Lava Jato no caso do tríplex do Guarujá (SP). O objetivo do IDL era fazer com que o TSE editasse uma norma para proibir a divulgação direta ou indireta de pesquisas de opinião que incluam o nome de Lula e de candidatos que se encontrem em situação idêntica ou análoga.

Lula sai?

Hoje o TSE julga outro pedido, desta vez da defesa de Lula, que quer que ele participe dos programas do horário eleitoral gratuito. Só na semana que vem é que o Tribunal deve definir se Lula continua ou cai fora da campanha a presidente.

Voto confesso

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, divulgou publicamente seu apoio à candidatura de Ratinho Jr. em evento na quarta-feira à noite em Curitiba. Alguns dos seus secretários já tinham aderido à campanha e vinham fazendo adesivaço no fim da tarde.

Carta do Sudoeste

As entidades que compõem a organização da Carta do Sudoeste entregam as primeiras cartas aos candidatos a governador. Nesta sexta, recebem a Carta, em momentos distintos, os candidatos Dr. Rosinha (PT) e Ratinho Jr. (PSD): eles terão oportunidade igual para falar sobre as propostas de seus planos de governo para o Paraná, a viabilidade de pontos da Carta do Sudoeste e as alternativas para melhoria e modernização do Corredor Sudoeste e outras rodovias da região.

O que é

A Carta é elaborada em conjunto pela Amsop, Acamsop, Irdes, Grupo Gestor do Território, Cacispar e Agência de Desenvolvimento e lista uma série de demandas da região, especialmente de infraestrutura, várias delas de décadas sem nunca ter sido atendidas pelo governo estadual. Serão agendados outros eventos para entregar o documento aos demais candidatos e conseguir deles o compromisso de olhar para o sudoeste.

**Aos poucos o prefeito Leonaldo Paranhos consegue pôr nos trilhos o novo modelo do transporte coletivo de Cascavel. **Daí fica só a expectativa se ele vai funcionar ou apenas levar o caos para as avenidas centrais da cidade.